0

A Semana do Meio Ambiente começou nesta quinta-feira (1º) com diversos eventos no Parque Natural Municipal do Intelecto. Promovida pela Prefeitura de Itabira e realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a atividade segue até o dia 15 deste mês com uma intensa e diversificada programação sobre o ser humano, as plantas e o conhecimento tradicional, além do tema etnobotânica.

A abertura aconteceu no Parque Natural Municipal do Intelecto: houve trilha e teatro “Se o assunto é lixo, vire bicho”, para os alunos da Escola Municipal Palmira Morais; oficina “Mato de comer”, para os alunos da Escola Municipal Antônio Camilo Alvim; e oficina “Arte urbana – mural em parede”, do Instituto ITI ministrada pelo designer gráfico Bruno Gomes.

O evento contou ainda com a roda de conversa Saberes Tradicionais para integrantes do grupo Vida Ativa que puderam trocar experiências e relatos sobre o uso das plantas medicinais encontradas na região. A médica especialista em homeopatia e acupuntura médica, Maria de Lourdes Guimarães Camilo (dra. Luda), apresentou o lado holístico da medicina, no qual o médico busca interagir o paciente em processo de reestabelecimento da saúde.

Também participou da atividade a farmacêutica e mestranda em ciências farmacêuticas na área de plantas medicinais, Thaís Acácio. Em sua apresentação, a profissional descreveu como concilia o conhecimento e a medicina tradicional em suas pesquisas, a fim de comprovar cientificamente o uso popular e tradicional das plantas medicinais.

Já a pedagoga e neuro psicopedagoga, Márcia Silva, relatou como utiliza os conhecimentos familiares para uso das plantas medicinais. A educadora é experiente em técnicas de atividades lúdicas com crianças e idosos, principalmente por meio da terraterapia e plantio de hortas e flores. Outra profissional bastante capacitada no assunto, a terapeuta holística Elisabeth Mendes, também falou sobre suas experiências como estudiosa de plantas e imunidade por meio da dietaterapia e cultivo e manejo de plantas medicinais.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Martins da Costa Lott, ressaltou a importância da Semana do Meio Ambiente, incluindo o tema abordado este ano, para a população.

“O tema etnobotânica tem por significado o estudo das plantas e sua interação com o ser humano. Essa visão que abre cabeças e consciências, especialmente em uma cidade que tem como atividade principal a mineração, é muito importante. Nunca se pensou tanto nessa busca na interação do homem com a natureza. Nesse sentido, convido a toda a população para participar das atividades da Semana do Meio Ambiente”, disse.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Darliete Martins: A dor é às vezes inevitável, mas o sofrimento é opcional

    Matéria Anterior

    DECISÕES EQUIVOCADAS PODEM AFUNDAR O FUTURO DE ITABIRA

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar