0

Na coluna anterior sobre o futuro de Itabira abordamos uma prioridade que serviria de foco para a administração municipal, a insegurança jurídica. Repercussão apenas entre o  pessoal do nosso quintal chefiado pelo Pé de Pato que, por questão de esperteza, para nos livrar do mal, nunca perdeu um pleito eleitoral.

Lá do Céu do Céu os santos acompanham a obra paralisada da Unifei e lamentam estar prejudicando Itabira

Querem um exemplos sobre qual seria o foco seguinte? Vai lá: a duplicação das rodovias MGs 129 e 434, orçada em cerca de R$ 300 milhões, é um pleito antigo  e continua sendo da Prefeitura de Itabira desde 2019. Tudo bem, até que é a sequência de foco da administração anterior, novidade na Terra de Drummond. Mas estampa total falta de bom-senso na visão de entendidos. Esses técnicos, relato sem dizer os nomes, são empresários interessados em entrar para valer no mercado de realizações itabiranas. Mas, e as pedras?

Foto oficial: é o aceite do prefeito de Itabira ao que negou depois sobre obra municipal no âmbito federal

A expressão que vejo, anoto, gravo, entendo, publico de quem domina o tema: “Itabira está carente de visão de futuro”. Completam o raciocínio: “A capacidade de tomar decisões corretas sobre investimentos é fundamental para o bem-estar socioeconômico do futuro”. Estou farto de ouvir o que os gestores (parecem escondidos por aqui) deixam de priorizar:  as decisões de investimentos em que não consideram as necessidades da população. E mais: “Não avaliam a relação custo-benefício e nem promovem o desenvolvimento sustentável para garantir a equidade socioeconômica para todos.

E a obra continuou: só quando chegou a hora de novo acerto a Prefeitura diz que não é obra municipal. E o prejuízo, é de quem?

Não há dúvida de que o transporte eficiente é vital para o comércio, a mobilidade e o acesso a mercados. Todavia, o prefeito e seus assessores (deveria ser o povo que elegeu seu gestor e não os forasteiros desconhecidos) devem considerar e conhecer o cenário atual da população para determinar o eixo dos investimentos e seu destino. Resumindo: a duplicação das estradas agora seria providência secundária.

Vejam esta afirmativa irrefutável da turma que entende e insiste no fato real: “Itabira é onde o cidadão doente enfrenta longas filas para ser atendido no sistema de saúde e que está levando à morte nossos filhos e entes queridos; o município em que o cidadão sofre para fazer suas necessidades básicas, pois o acesso a água de qualidade e quantidade continua precário; o lugar em que existe uma obra parada há mais de dez anos e o pior, de uma Universidade que seria a máquina que puxa vagões”.

Nova etapa das obras paralisadas da Unifei: falta agora o acompanhamento da Prefeitura. Desistiu no meio do caminho?

É grave, gente, esse negócio de Unifei encostada, esperando o fim chegar. Anotem o que intriga qualquer cidadão até descuidado: o prefeito aceitou o convênio no início e depois criou a frase sem pé nem cabeça: “Nunca vi  obra municipal no âmbito federal”. Não colou a ‘justificativa’ gerada com atraso. O povo diz: “Depois que a procissão passou não adianta tirar o chapéu”.

O derradeiro apelo: “Não se limita em a refletir, ajam! O futuro próximo de Itabira tem por certo que as riquezas minerais acabarão em no máximo dez anos e cerca de cinco mil empregos e renda irão embora por nossas estradas e de nossas rendas. Quem pavimenta nosso futuro somos nós juntos e fortes.

José Sana

Em 05/06/2023

P.S.: Quanto à eleição que tanto preocupa o governo atual, aguardem, eu não queria, mas o Pé de Pato pode entrar e decidir. Ele entra para valer no seu invencível “Cavalo de Tróia”.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Semana do Meio Ambiente discutirá o ser humano, as plantas e o conhecimento tradicional

    Matéria Anterior

    FLOR DE MAIO

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Política