0

Foi publicado na segunda-feira (6), pela Prefeitura de Itabira, edital que abre prazo para que proprietários de terrenos edificados no município promovam a limpeza das calçadas no entorno do imóvel. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio da Diretoria de Fiscalização e Posturas, atende aos artigos 9º e 111 da Lei nº 1972, do Código de Posturas, e visa promover a desobstrução das calçadas, melhorando a estética paisagística da cidade, evitar a proliferação de animais peçonhentos e ainda melhorar a trafegabilidade dos pedestres.

A limpeza dos passeios é de responsabilidade dos proprietários de imóveis e deve ser feita com frequência evitando criadouros de vetores transmissores de doenças virais como a dengue, zika e chikungunya e a proliferação de escorpiões e animais peçonhentos.

Os proprietários de terrenos ou lotes, edificados ou não, que estiverem em Itabira, distritos, povoados e vilas estão notificados a promoverem a limpeza, no prazo de 30 dias, a partir da data da divulgação do edital, não cabendo prorrogação do prazo.

A medida prevê a retirada de toda a sujeira, seja lixo, resíduos de poda e de corte de árvores, resíduos de materiais de construção e todos inservíveis que possam impedir a mobilidade da calçada ou entupir a sarjeta fronteiriça ao imóvel.

A SMDU destaca que a destinação de resíduos, como restos de poda, corte de árvores e entulhos, seguirá os parâmetros determinados pela Itaurb, como volume do material, dia e horário de coleta, de acordo com o bairro. Os resíduos que não puderem ser recolhidos pela empresa responsável pela coleta deverão ser descartados em caçambas e em áreas destinadas para esta finalidade.

Para denúncia e orientações, a população pode entrar em contato com a Diretoria de Posturas pelos telefones: 3839-2044 ou 3839-2143.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Campeonato Amador está de volta em Itabira

    Matéria Anterior

    Associação do bairro Pedreira realiza 2ª Feira de Economia Solidária com o apoio da Prefeitura de Itabira

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades