0

Baterias recarregáveis à base de cimento vão revolucionar a geração da energia renovável no mundo da construção civil. Imagine um prédio inteiro de concreto de vinte andares, que pode armazenar energia como uma bateria gigante? Tudo isso graças a pesquisas únicas da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia. A tal visão pode ser uma realidade e mudar o mundo da energia renovável na construção civil.

REVOLUÇÃO ENERGÉTICA

“Resultados de estudos anteriores que investigavam a tecnologia de baterias de concreto mostraram um desempenho muito baixo, então, percebemos que tínhamos que pensar fora da caixa, para chegar a outra maneira de produzir o eletrodo. Essa ideia particular que desenvolvemos – que também é recarregável – nunca foi explorada antes. Agora temos uma prova de conceito em escala de laboratório”, explica Emma Zhang, uma das suecas que estudam a inovação.

Um protótipo de bateria desenvolvido por pesquisadores. (Crédito: Universidade de Tecnologia Chalmers)

Um protótipo de bateria desenvolvido por pesquisadores. (Crédito: Universidade de Tecnologia Chalmers)

A pesquisa de Luping Tang e Emma Zhang produziu uma bateria recarregável à base de cimento com uma densidade de energia média de 7 Wattshours por metro quadrado (ou 0,8 Wattshoras por litro). A densidade de energia é usada para expressar a capacidade da bateria, e uma estimativa modesta é que o desempenho da nova bateria Chalmers poderia ser mais de dez vezes maior do que as tentativas anteriores de baterias de concreto. A densidade de energia ainda é baixa, em comparação com as baterias comerciais, mas essa limitação pode ser superada graças ao enorme volume em que a bateria poderia ser construída quando usada em edifícios.

CONSTRUÇÃO CIVIL NO TOPO

Bateria recarregável à base de cimento se torna chave potencial na construção civil para resolver problemas de armazenamento de energia e pode ser acoplado a painéis solares

O fato de a bateria ser recarregável é sua qualidade mais importante, e as possibilidades de utilização se o conceito for ainda mais desenvolvido e comercializado são quase impressionantes. O armazenamento de energia é uma possiblidade óbvia, o monitoramento é outro. Os pesquisadores veem aplicações que podem variar desde a alimentação de LEDs, fornecendo conexões 4G em áreas remotas ou proteção catódica contra corrosão em infraestrutura de concreto.

Trabalhadores da construção civil produzindo energia (Fonte: Reprodução – Via Google)

Trabalhadores da construção civil produzindo energia (Fonte: Reprodução – Via Google)

“Também pode ser acoplado a painéis de células solares, por exemplo, para fornecer eletricidade e se tornar a fonte de energia para sistemas de monitoramento em rodovias ou pontes, em que sensores operados por uma bateria de concreto poderiam detectar rachaduras ou corrosão”, sugere Emma Zhang.

O conceito de usar estruturas e edifícios dessa forma poderia ser revolucionário, pois ofereceria uma solução alternativa para a crise energética, proporcionando um grande volume de armazenamento de energia. O concreto, que é formado pela mistura de cimento com outros ingredientes, é o material de construção mais usado no mundo. Do ponto de vista da sustentabilidade, está longe do ideal, mas o potencial de adicionar funcionalidade a ela poderia oferecer uma nova dimensão. Emma Zhang comenta:

“Temos uma visão de que no futuro essa tecnologia poderia permitir seções inteiras de edifícios de vários andares feitos de concreto funcional. Considerando que qualquer superfície de concreto poderia ter uma camada desse eletrodo embutido, estamos falando de enormes volumes de concreto funcional”.

Imagine edifícios inteiros capazes de armazenar energia, como uma bateria gigante, no próprio concreto de que ele é feito (Crédito: Universidade de Tecnologia Chalmers)

Imagine edifícios inteiros capazes de armazenar energia, como uma bateria gigante, no próprio concreto de que ele é feito (Crédito: Universidade de Tecnologia Chalmers)

Conclusão

A natureza produz por si própria as soluções de problemas; cabe ao ser humano descobrir e desenvolver. Bateria de cimento armazenar energia em edifícios inteiros é um passo gigantesco da ciência.

Por: Flavia Marinho

ATENÇÃO: VACINAÇÃO AVANÇA EM ITABIRA

Matéria Anterior

DE HOJE A 20 DIAS DR.COLOMBO FARÁ 100 ANOS

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Geral