0

Desde o século XIX, aí está, a um quilômetro de Santo Antônio do Rio Abaixo, na direção de Morro do Pilar, imponente e sóbria, a Fazenda dos Bambus. Ela mostra o imutável aspecto relevante para o seu tempo, incluindo seu nome, inspirado nas vastas plantações de bambuzais no seu entorno.

Destaca-se no seu bojo uma imponente casa de engenho, em três andares de construção, e uma roda d’água de aproximados 5 metros, que movimenta o engenho de cana de açúcar, onde era fabricada, até a década de 1990, a famosa cachaça Bambuína.

A casa sede é composta de sete quartos e duas salas, preservando-se a arquitetura de sua obra original. Na cozinha, o fogão a lenha ainda compõe o cenário dos Bambus.

A fazenda também conserva a sua própria e histórica usina elétrica, gerada a água, que ainda funciona.

Sua localização e arquitetura inserem a fazenda em um dos cartões postais de Santo Antônio do Rio Abaixo. O próprio e divino sol ainda escolheu – ou foi a fazenda sua inspiração solar? – o seu leste para nascer e premiar o seu pôr abençoado num oeste que enfeita a paisagem de manhã e ao anoitecer.

Proprietário: Edson Sana de Morais

Notícia Seca

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Próxima edição do “Encontro no Parque” acontece no Parque Natural Alto do Rio Tanque

    Matéria Anterior

    Deputado Federal Diego Andrade visita São Sebastião do Rio Preto

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades