Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul , nesta quinta-feira (17/08), e “prepara” o caminho para a chegada do ciclone extratropical, esperado para o fim de semana. A previsão do tempo indica a possibilidade de temporais na região, com altos acumulados, e ventos que podem chegar a 70 quilômetros por hora. A formação do ciclone deve acontecer entre (18/08) e sábado (19/08).
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para temporais isolados, rajadas de vento e eventual queda de granizo na campanha Gaúcha, sul do Estado, centro, vales e região metropolitana. Já a chuva que ocorre na serra gaúcha e no interior de Santa Catarina é com menor volume acumulado e em forma de pancadas. No restante da região Sul, o tempo fica firme.
Com os efeitos do ciclone, o sábado terá rajadas de vento em intensificação, e a tendência é que no domingo (20/08), os ventos e a chuva percam força, dando espaço ao tempo firme e ao frio causado por uma massa de ar fria prevista.
O PAÍS
De acordo com a Climatempo, nesta quinta, também há previsão de chuvas isoladas em algumas partes do país, como a costa leste do Nordeste, boa parte da região Norte, na capital de São Paulo, no sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Já no litoral norte da Bahia, a chuva ocorre com mais força, se intercalando com sol.
Especificamente em São Paulo, a chuva pode acontecer em áreas do sul, do centro e também no oeste paulista no decorrer da sexta. Porém, no leste do estado, o tempo ainda fica aberto e com predomínio de sol. “As temperaturas se elevam e a sensação será de calor. A máxima chegará a 31°C na capital e 34°C em Santos”, diz a Climatempo.
Em Minas Gerais, região de Itabira, segundo dados da Climatempo, há previsão para chuvas em pouca intensidade apenas no domingo.
No restante do país, o tempo aberto e seco predomina, com destaque para os Estados do Centro-Oeste e o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A umidade relativa do ar no Matopiba segue abaixo dos 20%.
As informações são do Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint