0

Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul , nesta quinta-feira (17/08), e “prepara” o caminho para a chegada do ciclone extratropical, esperado para o fim de semana. A previsão do tempo indica a possibilidade de temporais na região, com altos acumulados, e ventos que podem chegar a 70 quilômetros por hora. A formação do ciclone deve acontecer entre (18/08) e sábado (19/08).

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para temporais isolados, rajadas de vento e eventual queda de granizo na campanha Gaúcha, sul do Estado, centro, vales e região metropolitana. Já a chuva que ocorre na serra gaúcha e no interior de Santa Catarina é com menor volume acumulado e em forma de pancadas. No restante da região Sul, o tempo fica firme.

Com os efeitos do ciclone, o sábado terá rajadas de vento em intensificação, e a tendência é que no domingo (20/08), os ventos e a chuva percam força, dando espaço ao tempo firme e ao frio causado por uma massa de ar fria prevista.

O PAÍS

De acordo com a Climatempo, nesta quinta, também há previsão de chuvas isoladas em algumas partes do país, como a costa leste do Nordeste, boa parte da região Norte, na capital de São Paulo, no sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Já no litoral norte da Bahia, a chuva ocorre com mais força, se intercalando com sol.

Especificamente em São Paulo, a chuva pode acontecer em áreas do sul, do centro e também no oeste paulista no decorrer da sexta. Porém, no leste do estado, o tempo ainda fica aberto e com predomínio de sol. “As temperaturas se elevam e a sensação será de calor. A máxima chegará a 31°C na capital e 34°C em Santos”, diz a Climatempo.

Em Minas Gerais, região de Itabira, segundo dados da Climatempo, há previsão para chuvas em pouca intensidade apenas no domingo.

No restante do país, o tempo aberto e seco predomina, com destaque para os Estados do Centro-Oeste e o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A umidade relativa do ar no Matopiba segue abaixo dos 20%.

As informações são do Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    AGRONEGÓCIO EMPREGA MAIS DE 28 MILHÕES DE BRASILEIROS

    Matéria Anterior

    POPULAÇÃO DE ITABIRA  É DE 113.343 PESSOAS, APONTA CENSO DO IBGE

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar