0

Empresários do ramo de hotelaria, comerciantes, instituições, agências de viagem, sociedade civil e agentes de turismo participaram nesta terça-feira (29), na Mata do Intelecto, do II Seminário de Turismo de Itabira. O evento é realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), com o objetivo de trabalhar as potencialidades do município, além de traçar estratégias assertivas para o fomento do setor. Turismo de aventura, Drummond e tradicional religiosidade são potenciais identificados para o sucesso do município no seguimento.

O momento foi oportuno para apresentar os resultados da Superintendência Municipal de Turismo. No primeiro semestre, a pasta foi responsável por assinar convênios de cooperação com o Instituto Bromélia, da Serra dos Alves, e com o Sebrae Minas. Foi nesse período também que ocorreu a reabertura do Arquivo Público, local importante para acervo e pesquisa sobre a história do município.

Já no segundo semestre, o Centro de Tradições de Senhora do Carmo foi reaberto junto com a biblioteca, que está completamente equipada. O Centro de Atendimento ao Turista, na Serra dos Alves, também está funcionando depois de um período sem atividades. O Festival da Cultura Tropeira, Roda de Viola, Rolê Cultural e Festa de Senhora do Carmo são algumas das festividades que o Turismo de Itabira realizou ao longo deste ano. Ainda, 58 placas de sinalização turística foram instaladas na zona rural, além do fortalecimento com a Associação do Circuito do Ouro.

De acordo com o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, um dos pilares para o sucesso do turismo é a capacitação e treinamento, com o objetivo de qualificar os profissionais de forma mais adequada. Já o segundo é a promoção e produção de eventos, sejam culturais ou tradicionais.

“Turismo é experiência e uma experiência precisa ser qualificada em todos os aspectos. É por isso que nós estamos aqui hoje para trabalhar com velocidade. Estamos falando de uma indústria nova, de diversificação econômica, de alternativas a um município após mineração, de uma construção de um ciclo econômico e social que precisa ser feito agora”, destacou o prefeito.

Para o Gerente Regional do Sebrae, Fabrício César Fernandes, o seminário é uma oportunidade para estimular a criação e desenvolvimento de projetos, além de incentivar o empreendedorismo local e regional. “O Turismo permeia mais de 50 segmentos econômicos numa variedade imensa que tem que ser trabalhada cada um com sua característica”, pontua.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    ET DE VARGINHA OPINA SOBRE SOCIALISMO/COMUNISMO “QUE VEM AÍ”

    Matéria Anterior

    Pátria Amada Brasil 

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades