0

 

Itabira recebe, nesta terça-feira (28), no Palácio das Artes, o “Selo Cidade Amiga do Audiovisual”. A cerimônia será realizada às 14h, durante o 4º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos. A ação é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Empresa Mineira de Comunicação (EMC).

O projeto “Cidade de Cinema” teve início com o cadastro de representantes dos municípios interessados em se qualificar e integrar a Minas Film Commission (MFC) e contou com a participação das 12 mesorregiões de Minas Gerais. “Queremos apoiar as produções audiovisuais mineiras e consolidar o estado como um importante destino cinematográfico. O cinema nos coloca em uma vitrine e o resultado disso é um salto grande e positivo na cadeia produtiva, da cultura à economia. Esse é um dos objetivos da Minas Film Commission que, sob a gestão da EMC, desenvolve mais essa ação”, destaca Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, instituição que também gerencia a Rede Minas e a rádio Inconfidência.

Capacitação

Com três módulos e mais de 60 horas de aulas, o curso preparou gestores municipais para trabalhar com as políticas públicas voltadas para o setor audiovisual em âmbito estadual, nacional e internacional.  A capacitação também tratou dos benefícios e impactos econômicos que as locações propiciam, fortalecendo o turismo cinematográfico.

Por Itabira, participaram da formação representantes do Conselho Municipal de Cultura e servidores da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), que poderão ser propagadores dessa capacitação no município. Para o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, o reconhecimento de Itabira como “Cidade Amiga do Audiovisual” vem ao encontro do trabalho desenvolvido no município.

“Mostra que Itabira é uma cidade de cultura ampla e que abraça todas vertentes. A gente já tem trabalhado com o estímulo ao audiovisual e este selo vem para corroborar com isso. Editais como o Cultura Todo Dia e o Mostras e Festivais destinam boa parte da verba para produtores de audiovisual; o próprio Festival de Inverno tem recursos e espaço para esses produtores; nós criamos o Núcleo de Audiovisual e Laboratório de Mídias da FCCDA, com editais para que produtores itabiranos tenham as ferramentas necessárias; além de resgatarmos todo o acervo da TV Cultura de Itabira, que estava se perdendo”, enumera o gestor.

Evento

O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e acontece entre os dias 28 e 30 de março, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O evento, gratuito, reúne gestores das cadeias produtivas de cultura e do turismo de todo o estado e é aberto ao público.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Programa “Esse Rio é Meu” envolve mais de 9 mil alunos e trabalha a preservação dos recursos hídricos

    Matéria Anterior

    O DIA EM QUE O MUNDO ‘ACABOU’ EM ITABIRA

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cultura