Acredite quem quiser: esta é uma avenida que sempre foi chamada importante. Foi construída no governo Ronaldo Lage Magalhães (2017-2020). Estamos n ano 2025, ou seja, no governo Marco Antônio Lage (2021-2024) e 2025- 20xx). Cinco anos depois de entregue a mais extensa via pública de Itabira (3,4 km) ainda não recebeu sequer uma foiçada, caminhada, o mínimo cuidado.

Avenida Machado de Assis (Integração ) – depois
Explicações que não precisam ser dadas pelo governo M40: “Não é obra de nosso governo”; “Só cuidamos de coisinhas”; “Nossas obras são pequenas e definitivamente eleitoreiras”; “Podem esperar que daqui a pouco vamos lançar nossos candidatos a deputado (a) e serão para ganhar; “Vamos eleger pretendentes de fora, como já prometemos — afirmaram fontes que pediram para não ser citados”,

Avenida Machado de Assis – Integração – antes
MEIO AMBIENTE
Está definitivamente provado que a intenção do governo M40 não tem a intenção de limpar, conservar, arrumar, capinar a avenida Machado de Assis, chamada também de Integração e optou por mantê-la dentro dos parâmetros do meio ambiente. Durante a visita da reportagem não conseguimos mas tivemos a oportunidade de flagrar ratos, capivaras, veados, ouriços cacheiro e outros animais selvagens fazendo as suas festas no canal. Os bichos seguem a filosofia de festanças implementada pelo governo municipal.
Não citamos buracos porque esses acidentes voltaram na cidade toda, parece que a empresa “mole na queda” foi embora, vamos esperar.

Avenida Machado de Assis (Integração ) – depois
Enquanto isso, vereadores da situação batem palmas porque o governo, segundo um de seus próceres, não erra e ainda consegue, com os atrativos que oferece — falta de água, buracos aos montes, avisos de “rota de fuga”, “fechamento das minas”, proximidades do caos, — mostrar que em breve funcionários, fornecedores estarão de bolsos furados, ou que o “Bolsão de Miséria” ameaça.
Saúde debilitada, educação aos remendos, a avenida conta com a denominação nobre de Machado de Assis que, além de escritor de renome, um personagem também ligado à ecologia, agora o enfiam MATO DENTRO E MATO FORA.
José Sana
18/03/2025
Fotos: Notícia Seca
PS: Pergunta ao internauta, mostrando esse quadro de animais selvagens e matagais, incluindo os avisos de buracos e sugestões de fuga, qual o empreendedor que vem investir em Itabira?
Em tempos de um Brasil que vivencia a liberdade de expressão ameaçada, reivindicar do poder público os melhores serviços, direito legítimo dos cidadãos, ficou delicado, o que é lamentável!
Mas numa situação de desleixo dessa ordem é inadmissível, vergonhoso o silêncio.
O que está acontecendo em Itabira requer empenho por parte da população, em pressionar a Câmara dos vereadores, para exigir do poder executivo, eficiência no trato com a coisa pública.