0

O Museu Histórico de Itabira recebeu nesta quinta-feira (24), às 19 horas, a exposição Identidade, Memória e Resistência – Quilombos de Itabira. Na oportunidade, a instituição lançará sua programação educativa sobre o tema quilombola. A mostra, produzida pela Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Governo (SMG), foi inaugurada em novembro do ano passado, na Fazenda do Pontal, como parte das comemorações da Semana da Consciência Negra e integrou a 8ª Jornada do Patrimônio de Minas Gerais.

A exposição itinerante, que já esteve no paço municipal e no bairro João XXIII, apresenta 17 obras do fotógrafo Filipe Augusto sobre a realidade patrimonial e histórica dos quilombos Capoeirão e Morro Santo Antônio. Para a diretora de Promoção da Igualdade Racial, Nyara Crispim, o objetivo é que a coletânea de fotos ocupe os espaços expositivos de Itabira a fim de fortalecer as discussões sobre a cultura quilombola.

Além da abertura da mostra itabirana, ainda na quinta-feira, o Museu contará com ampla programação. Ao longo do dia, haverá conversa com líderes comunitários dos quilombos Capoeirão e Morro Santo Antônio, representante da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial e convidados, com mediação de Rafael de Sá; e apresentação do documentário Quilombos de Itabira.

A princípio, o Museu de Itabira abrigará a mostra durante 60 dias, na galeria do prédio histórico. Neste período, a entidade realizará atividades educativas relacionadas ao tema, como sessão de cinema, rodas de conversa, palestras e oficinas. A ação é voltada para toda a comunidade itabirana. As escolas que desejam participar da programação, devem entrar em contato com a direção do museu pelo telefone (31) 3839-2992 (whatsapp) ou presencialmente.

O Museu de Itabira está localizado na Praça do centenário, 116, Centro Histórico.

Programação educativa

A programação educativa sobre quilombos, do Museu de Itabira, começa no próximo dia 30 e segue durante todo o mês de abril. Confira:

Cine Museu – Sessões Comentadas

Apresentação do documentário Disque Quilombola, cartilha e roda de conversa

Datas: 30/03, 06/04, 13/04, 20/04 e 27/04

Horários: 1ª sessão, das 10h as 11h; 2ª sessão, das 16h as 17h

Rodas de Conversa

Datas: 31/03 (tema: Identidade), 07/04 (tema: Memória) e 14/04 (tema: Resistência)

Horário: das 10h as 11h

Bate Papo

Tradição e história – convidados: Moradores das comunidades quilombolas Capoeirão e Morro santo Antônio, líderes comunitários

Datas: 12/04, 19/04 e 26/04

Horário: 15 horas

Oficina de Capoeira

Datas: 11/04 e 18/04

Horário: das 10h as 11h

Local: escolas da rede pública do município (vagas limitadas)

Visita Mediada

Data: de quarta a sexta-feira

Horário: das 9h as 17h

Museu Itinerante

Exibição do documentário Disque Quilombola e roda de conversa

Datas: 11/04 e 18/04

Horário: das 10h as 11h

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    O suicídio de jovens e a necessidade de ações que o combata racionalmente

    Matéria Anterior

    O que os funcionários da Vale farão com a PLR?

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades