Sempre a pandemia obstrui a maioria das atividades sociais das regiões no mundo inteiro. Passabém, cidade situada a 54 quilômetros de Itabira, pertencente a esta comarca, com população estimada pelo IBGE em 1.766 habitantes, não foge à regra.
O então distrito, criado no início do século XX, emancipou-se em 31 de dezembro de 1962. A instalação da cidade ocorreu em 1.º de março do ano seguinte. Mas o fato de ser São José o padroeiro desde a fundação do povoado e 19 de março seja lembrado como do santo, as autoridades optaram por transformar em lei a data que marca o Dia da Cidade.
Sem comemorações cívicas, as quais se realizam normalmente em todos os anos no consagrado feriado municipal, a Paróquia local optou por uma celebração religiosa, que ocorrerá a partir das 16 horas e se resume em convite distribuído à comunidade.
CONVITE
“Comunicamos que a imagem de São José percorrerá a nossa cidade, abençoando a todos às 16 horas do dia 19 de março (nesta sexta-feira).
Pedimos a colaboração para enfeitar a porta de sua residência para louvar e agradecer ao nosso Padroeiro São José.
Sugerimos utilizar: toalhas, vasos, flores, velas, balões, imagem de São José etc.
Segue o trajeto onde a imagem percorrerá:: saída da Igreja Matriz, seguindo a Rua das Palmeiras até a Vila Antônio Bernardino. Descendo a Rua das Palmeiras, seguindo nas ruas Antônio Linhares, Domingos Alves da Costa e Baixada Grande.
Que São José derrame grandes bênçãos sobre seu lar e sua família.
Assinado: Padre Sérgio e Equipe Pastoral de Passabém – MG”.
HISTÓRIA
A história de Passabém pode ser encontrada em arquivos da Escola Estadual Luíza dos Santos Ferreira. Os registros mostram o crescimento do arraial a partir de 1912, quando o senhor Zeca Alves, um dos fundadores do município, construiu a primeira escola do povoado que tinha o nome de Escola Distrital Mista de Passabém. Em 14 de julho de 1929 recebeu o nome de Escolas Reunidas de Passabém. Em 1947, com a nomenclatura Grupo Escolar Luíza dos Santos Ferreira permaneceu durante longo tempo.
Desde 1912, já passaram 24 diretores pelo educandário, que recebeu o nome de Escola Estadual Luíza dos Santos Ferreira.
A escola tem hino, bandeira e registra outros fatos ocorridos em Passabém. Os registros são de Leana Bittencourt de Sá.
Desde a fundação do arraial, quando Passabém já tinha uma capela (na foto sem a torre), seu povo é de maioria católica e comemora o dia do Padroeiro com festas e celebrações (missa e procissão).
Com: Myriam Cristina Alves
Fotos: Arquivo Myriam Cristina Alves