0

Cuidar da água é responsabilidade de todos. Água é vida e o volume existente no planeta é limitado. Estamos no período de estiagem, época considerada crítica para a captação de recursos hídricos. O clima seco provoca escassez de água, devido à falta de chuva para abastecer as nascentes e mananciais. Em Itabira não chove há mais de 70 dias. Apesar das intensas chuvas no início do ano, o longo período de estiagem reforça a importância do consumo consciente de água.

Por isso, a campanha de conscientização de uso racional da água, realizada pela Prefeitura de Itabira e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), se faz necessária neste momento. A campanha integra a ação “Cuidar do meio ambiente é cuidar da gente”, que ainda conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira.

Evitar o desperdício é um caminho consciente para que não falte água em Itabira. A economia no consumo reduz problemas com escassez hídrica, diminui o consumo de energia elétrica e o volume de água e esgoto captados e tratados.

A expectativa é de que a campanha auxilie na conscientização de toda a comunidade sobre a importância do consumo consciente e a promova o início de novas práticas e novos hábitos para o uso racional da água.

Medidas simples podem economizar água no dia a dia, fique atento:

– É preciso checar os vazamentos internos de torneiras e canos dentro e fora de casa, caso exista conserte-os o quanto antes;

– Evite lavar carros e calçadas com mangueira;

– Use as descargas sanitárias e torneiras corretamente;

– Reutilizar a água das máquinas de lavar roupas e louças também é uma boa medida de economia, essa água poderá ser usada para lavar o chão, áreas de garagens, passeios, calçadas e aguar as plantas;

– Reduzir o tempo do banho diário além de economizar água e luz, reduz os custos e despesas mensais;

– Ao lavar as mãos ou escovar os dentes mantenha as torneiras fechadas.

Essas medidas podem economizar muito, e contribuem para que a água não falte na cidade. É preciso reduzir o consumo de água hoje para que ela não falte amanhã!

Seja um cidadão consciente e faça a sua parte.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    MIX  CORUBRITO SEMANAL(4)

    Matéria Anterior

    Saúde tranquiliza população e afirma que segue protocolos para Varíola dos Macacos

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades