0

A primeira semana de aula na rede municipal de ensino foi marcada por um grande desafio enfrentado pela Prefeitura de Itabira e a Secretaria Municipal de Educação (SME): levar as crianças das áreas rurais para as escolas neste período de chuva. Com estradas danificadas pelas tempestades deste início de ano, uma verdadeira força tarefa foi montada para que nenhuma criança ficasse fora da sala de aula. O governo mobilizou toda a equipe e veículos 4×4 para proporcionar o deslocamento de ida e volta dos estudantes.

A zona rural de Itabira é extensa, ocupa a maior parte do território do município, com cerca de 2.400 quilômetros de estradas de terra. Muitos trechos foram reparados desde os temporais do fim do ano passado, mas as fortes chuvas deste início de 2022 afetaram boa parte da malha rural novamente. Em várias localidades o trânsito ficou restrito a veículos com tração 4×4, o que não foi um impeditivo para que as crianças fossem para as escolas.

“Neste primeiro ano de governo já era previsto que seria impossível reformar todas essas estradas que recebemos muito sucateadas. Por isso foi planejado um esquema especial de veículos 4×4 para trazer as crianças de suas residências rurais para os núcleos urbanos da zona rural, para que elas frequentem as escolas”, explica o prefeito Marco Antônio Lage.

Desde o primeiro dia do retorno das aulas foi disponibilizada toda a estrutura da Prefeitura e até veículos alugados em uma operação especial nas localidades e vilas rurais. “Diante das estradas ruins, nos empenhamos para garantir o direito das crianças da zona rural. Depois de dois anos fora da escola, por causa da pandemia, esses alunos precisam retornar com segurança, por isso essa operação de logística”, completou o prefeito.

Para a secretária municipal de Educação, Luziene Lage, mesmo com as escolas preparadas para receber os alunos, as chuvas fortes que caíram recentemente foram um agravante neste início de ano letivo. “Com o apoio da equipe do governo disponibilizamos seis caminhonetes traçadas, oito carros pequenos e três ônibus para as diferentes localidades, sobretudo aquelas mais distantes das escolas na zona rural”, relata a secretária.

Em paralelo à operação para levar as crianças às escolas, a Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT) atua para melhorar a situação das estradas rurais, isso quando há um período maior de estiagem. Diversas localidades já foram atendidas neste início de ano, como Macuco, Pedros, Santa Cruz, Córrego do Meio, Tambor, Cachoeira Alta e outras.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Prefeitura publica editais com investimento de quase R$ 600 mil para fomento do agro em Itabira

    Matéria Anterior

    Prefeitura realiza I Conferência Municipal de Saúde Mental

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades