0

A Prefeitura de Itabira vai investir R$ 595 mil em programas para desenvolver e fomentar a produção rural. Nesta semana foram publicados três editais de chamamento público para selecionar organizações da sociedade civil (OCS) que promovam parcerias em projetos da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). O link para o edital está disponível no site www.itabira.mg.gov.

As propostas para desenvolver o meio rural passam pelo Fomento AgroWin, com foco na diversificação econômica de Itabira por meio do agronegócio. Com a parceria serão desenvolvidas ações para estruturação de cinco projetos: cadeia produtiva da banana, desenvolvimento da agroindústria, central de compras, sucessão familiar e crédito rural.

“Com o chamamento para o AgroWin teremos como repassar recursos para a instituição aplicar no desenvolvimento e atender às propostas da Secretaria. Na cadeia produtiva da banana, por exemplo, vamos incentivar produtores com mudas, insumos e equipamentos. Na agroindústria pretendemos atender a comunidade do Bom Jardim, com a criação de um centro de processamento de alimentos. Vamos, ainda, aumentar o potencial da central de compras repassando custos subsidiados aos agricultores. E também implementar o projeto de sucessão familiar, para jovens que têm interesse em participar e divulgar mais o crédito para o produtor rural”, explica o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Mauro Lúcio Ferreira.

O fomento para a Agricultura Familiar de Itabira vai desenvolver projetos que irão aplicar recursos em insumos, vendas e equipamentos específicos para o setor. A ideia é aumentar a oferta de produtos ao Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Já o termo de colaboração para o projeto Feira Livre do Produtor Rural tem a finalidade de promover melhoramentos e expansão no espaço, com a realização de eventos, reforma das barracas e adequação de novos pontos de venda.

Os editais publicados foram propostos pela SMAA para incentivar os produtores rurais, desenvolver a diversificação econômica com foco no agronegócio de Itabira. “São vários aspectos para fomentar a produção e a comercialização para favorecer os produtores da região”, garante o secretário.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    AS MELHORES UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS, SEGUNDO RANKING BRITÂNICO

    Matéria Anterior

    Prefeitura mobiliza veículos 4×4 para que crianças não fiquem sem aulas no período de chuva

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades