A cidade conhecida por ser a capital da poesia, pelo seu filho ilustre, Carlos Drummond de Andrade, ou como a cidade da Mineradora Vale, uma das maiores do mundo, enfrenta hoje um problema sério: a violência. Basta uma busca rápida pelo Google e ver o quanto a imagem do município está desgastada.
O fato é que, 15% da população itabirana respondeu espontaneamente que a violência é a principal adversidade do município. O estudo foi realizado pelo DataMG no mês de junho tendo a margem de erro de 5%.
A preocupação referente a falta de segurança é maior entre os mais idosos e pessoas de maior renda, desses 34% e 38%, respectivamente, escolheram a violência como principal desafio. Como também os moradores das regiões do bairro Praia (53%) e do Bela Vista(29%) que acreditam que o problema é o mais grave.
Como nos negócios há oportunidades em tudo, a situação impulsiona o mercado de segurança eletrônica que cresceu fortemente na última década. Destaque também para área de despachante de armas que vem ganhando espaço nos últimos anos. Outro segmento que cresce é o de aluguel de cachorro vigia, especialmente para imóveis em construção.