0

Na última quarta-feira (11), a Prefeitura de Santa Bárbara reabriu mais um atrativo turístico, o Museu Antoniano. A ação também contou com a inauguração do novo espaço do Empório Santuário do Caraça. Essa parceria representa mais uma estratégia da administração para a retomada e fortalecimento do turismo na região.

O evento contou com a participação do prefeito, Alcemir Moreira; da vice-prefeita, Professora Dionir Rodrigues; do Secretário de Cultura, Desenvolvimento do Turismo e Esportes, Alexandre Mota e demais servidores públicos. Na ocasião também estiveram presentes os representes do Santuário do Caraça como: o gerente geral, Márcio Mól Gonçalves; o padre, Luís Carlos do Vale; diretor-presidente do Santuário, o padre Alexandre Nahass da Pastoral do Santuário e do seminarista, Ramon Aurélio.

Qual o objetivo?

A reabertura do Museu e inauguração da loja é um desdobramento da parceria firmada entre a Prefeitura e o Santuário do Caraça, por meio da assinatura de um Termo de Colaboração. O objetivo é reforçar a proteção ao patrimônio natural e cultural, apoiando o desenvolvimento do turismo, gerando mais emprego e renda no Município.

O Empório Santuário do Caraça será uma extensão do Santuário na cidade de Santa Bárbara, e ainda um local para comercialização e divulgação de produtos e gastronomia regionais, além de um ponto de apoio para informações dos serviços prestados no Santuário. De acordo com o Chefe do Executivo e o Secretário de Cultura, a reabertura do Museu juntamente com o Caraça é uma ação de marketing turístico.

Novas aquisições ao acervo

Para selar de vez essa parceria e fortalecer ainda mais a conexão entre o Museu Antoniano e o Caraça, os gestores do Santuário do Caraça, trouxeram para a cidade quatro peças importantíssimas da cultura sacra.

Entre elas estão, uma imagem de Santo Antônio do século XVIII, trazida pelo Irmão Lourenço de Nossa Senhora, um dos nomes que ajudaram a construir o Santuário, por volta de 1770. A imagem chegou à região há mais de 300 anos, para compor o antigo santuário Nossa Senhora dos Homens. O santo veio acompanhado do cajado do Irmão Lourenço e utilizado pelo mesmo na época da construção do antigo santuário.

“Queríamos fazer um link entre ele que chegou em 1770 e nós. Mostrando assim, que a história tem uma continuidade e nós somos os continuadores dela”. Márcio Mól.

A terceira peça adquirida foi uma miniatura do quarto de Santo Antônio, que é composta por elementos barrocos, apresentando detalhes em folhas de ouro. Além disso, o Museu Antoniano também foi presenteado com um Cálice antigo vindo do acervo do Santuário do Caraça.

Termo de Colaboração com o Santuário do Caraça

Essa colaboração foi realizada com base na Lei Municipal n° 1982/2020 art. 4°, incisos IV e V, que prevê a ampliação, proteção e recuperação do patrimônio ambiental e cultural do município, através de parcerias no setor público e no setor privado.

Horário de funcionamento do Museu Antoniano e Empório Santuário do Caraça

  • Terça a sexta-feira de 8h às 18h;
  • Sábado de 8h às 12h.

Esta é mais uma ação envolvendo o pilar Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável da Gestão 5.0. E está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS da ONU números 8, Trabalho Descente e Crescimento Econômico e a número 11 Cidades e Comunidades Responsáveis.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    ‘Se essa rua fosse minha’ no Gabiroba resgata protagonismo do bairro nas ações de esporte e lazer

    Matéria Anterior

    Reflexões da Vida

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cultura