0

O Sistema Nacional de Emprego de Itabira (Sine) é um órgão federal e no munícipio conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT). Para melhorar o atendimento virtual aos trabalhadores em busca de uma recolocação no mercado de trabalho e outros atendimentos disponibilizados, o órgão está lançando uma campanha para popularizar o portal “Emprega Brasil”, que pode ser acessado no seguinte link: https://empregabrasil.mte.gov.br/.

Com a utilização do portal é possível realizar vários tipos de serviços, seja para empresas ou trabalhadores, de maneira rápida e moderna, por meio da internet. O Emprega Brasil é a nova plataforma do Ministério do Trabalho (MTb), fortalecida com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) que pretende tornar as políticas públicas de emprego mais próximas do cidadão. Com o portal, os serviços disponibilizados pelo Sine ganham mais agilidade, independência e transparência.

Acessando o portal, o cidadão encontra políticas e ações de emprego capazes de auxiliá-lo na busca ou preservação do emprego, com qualidade e garantias trabalhistas e previdenciárias. No Emprega Brasil, o trabalhador pode, por exemplo, consultar informações sobre requerimento do benefício do Seguro Desemprego, ver as vagas disponíveis de acordo com a região e, ainda, verificar cursos de aperfeiçoamento oferecidos.

Para as empresas estão disponíveis acessos que possibilitam encontrar com mais facilidade o candidato para uma vaga de emprego, além de ter atendimento das disposições trabalhistas.

Benefícios do portal Emprega Brasil

– Reunir em um único local informações de trabalhadores e vagas disponibilizadas nas agências de emprego do Sine, em âmbito nacional;

– Possibilitar o autoencaminhamento de trabalhadores às vagas de emprego disponíveis;

– Padronizar e integrar o atendimento aos trabalhadores e empregadores na rede de atendimento;

– Possibilitar aos cidadãos desempregados que solicitam o benefício do Seguro-desemprego o encaminhamento às vagas de emprego disponíveis e aos cursos de qualificaçaõ profissional – Pronatec, com o objetivo de agilizar a recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.

Contatos locais:

– Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo – (SMDECTIT): av. Duque de Caxias, 1240, Quatorze de Fevereiro. Telefone: 3839-2525

– SINE – Itabira, av. das Rosas, 410, bairro São Pedro. Telefone: 3839-2140

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Liberdade e Cidadania  

    Matéria Anterior

    Água captada e distribuída em Itabira sob as ordens de uma nordestina: vai dar certo?

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades