De acordo com as últimas atualizações, as expectativas são de que o idealizado Trem-Bala SP-Rio esteja operando em 2032, diante dos investimentos de empresas privadas que querem colocar em prática o projeto. Para isso, será desembolsado cerca de R$ 60 bilhões, desenvolvido pela TAV Brasil, com o plano de Rio e São Paulo em apenas 105 minutos. Além disso, também estão nos planos outras paradas estratégicas como em Volta Redonda e São José dos Campos, sendo as principais em Barão de Mauá (Rio) e Água Branca (SP).
Apesar de ser um transporte alternativo, existe uma projeção sobre os preços que podem chegar até R$ 500 somente pelo trecho de ida. A justificativa pelo valor é que o trem oferecerá conforto, rapidez e um certo glamour ferroviário. A linha terá cerca de 400 km de extensão e dará mais uma possibilidade de interligar os dois estados.

Para conectar os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a expectativa é de que a viagem tenha um tempo de aproximadamente 1 hora e 45 minutos, com trens atingindo velocidades de até 320 km/h. As obras estão previstas para começar em 2027 e a expectativa é que o trem-bala entre em operação em 2032.
Atualmente, o projeto encontra-se em fase de estudos técnicos e obtenção de licenças ambientais e a TAV Brasil busca investidores e parcerias para viabilizar o empreendimento, que inclusive é um dos maiores desafios. O alto custo do projeto é algo que implica no desenvolvimento do trem-bala, além da obtenção de licenças ambientais e a desapropriação de terras ao longo do percurso que podem gerar obstáculos.