Por: Alírio de Oliveira
Ganhou repercussão internacional a detenção pela Polícia Federal (PF) do jornalista português Sérgio Tavares, ocorrida no Aeroporto de Guarulhos na manhã do último domingo (25).
Tavares veio ao Brasil para fazer a cobertura da manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, mas teve seu passaporte retido pela PF por ao menos 4 horas.
O jornalista norte-americano radicado no Brasil, Glen Greenwald, destacou em sua conta na plataforma X a detenção do colega português, repostando um vídeo no qual Tavares deu detalhes sobre os questionamentos feitos a ele pelos agentes federais.
“Perguntaram, especificamente, sobre o ministro do STF Alexandre de Moraes, sobre o ex-ministro da Justiça Flávio Dino, sobre vacinas e o dia 8 de janeiro, além de outras questões. Um português que vem simplesmente cobrir uma manifestação de apoio a Bolsonaro é sujeito a tudo isso”, lamentou.
Também o jornal polonês Visegrád24, em sua plataforma no X, foi outro que noticiou a detenção do jornalista português, com informações semelhantes. Em Portugal, o partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) foi mais incisivo na retenção de Tavares no Brasil, e publicou um comunicado exigindo da parte do presidente lusitano, Marcelo Rebelo de Sousa e da Embaixada de Portugal no Brasil contra o que considerou uma “perseguição fascista de uma extrema-esquerda que apoia Lula”.
Informações da PF ao jornal Folha de São Paulo, afirmaram que o jornalista precisaria de um visto de trabalho e que tal documento não teria sido apresentado por Tavares.
A nota ainda diz que “o jornalista em questão foi indagado sobre comentários que fez sobre a democracia no Brasil, afirmando que o país vive uma ‘ditadura do Judiciário’, além de outras declarações na mesma linha, postadas em suas redes sociais”.
Em seu retorno a Portugal, na manhã de ontem (27), no Aeroporto de Lisboa, Sérgio Tavares foi recepcionado com bandeiras do Brasil e de Portugal, além de faixas e gritos de liberdade por uma pequena multidão.
Com: DeFato Online.com.br