0

 

Por: Alírio de Oliveira

Ganhou repercussão internacional a detenção pela Polícia Federal (PF) do jornalista português Sérgio Tavares, ocorrida no Aeroporto de Guarulhos na manhã do último domingo (25).

Tavares veio ao Brasil para fazer a cobertura da manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, mas teve seu passaporte retido pela PF por ao menos 4 horas.

O jornalista norte-americano radicado no Brasil, Glen Greenwald, destacou em sua conta na plataforma X a detenção do colega português, repostando um vídeo no qual Tavares deu detalhes sobre os questionamentos feitos a ele pelos agentes federais.

“Perguntaram, especificamente, sobre o ministro do STF Alexandre de Moraes, sobre o ex-ministro da Justiça Flávio Dino, sobre vacinas e o dia 8 de janeiro, além de outras questões. Um português que vem simplesmente cobrir uma manifestação de apoio a Bolsonaro é sujeito a tudo isso”, lamentou.
Também o jornal polonês Visegrád24, em sua plataforma no X, foi outro que noticiou a detenção do jornalista português, com informações semelhantes. Em Portugal, o partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) foi mais incisivo na retenção de Tavares no Brasil, e publicou um comunicado exigindo da parte do presidente lusitano, Marcelo Rebelo de Sousa e da Embaixada de Portugal no Brasil contra o que considerou uma “perseguição fascista de uma extrema-esquerda que apoia Lula”.

Informações da PF ao jornal Folha de São Paulo, afirmaram que o jornalista precisaria de um visto de trabalho e que tal documento não teria sido apresentado por Tavares.

A nota ainda diz que “o jornalista em questão foi indagado sobre comentários que fez sobre a democracia no Brasil, afirmando que o país vive uma ‘ditadura do Judiciário’, além de outras declarações na mesma linha, postadas em suas redes sociais”.

Em seu retorno a Portugal, na manhã de ontem (27), no Aeroporto de Lisboa, Sérgio Tavares foi recepcionado com bandeiras do Brasil e de Portugal, além de faixas e gritos de liberdade por uma pequena multidão.

 

Com: DeFato Online.com.br

 

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    OAB EM DEFESA DA COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO.

    Matéria Anterior

    LÍDERES MILITARES ESTÃO FURIOSOS COM A PF POR INVESTIGAÇÃO DE PLANO GOLPISTA

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar