Sem partido ainda, os dois pleiteantes ao cargo de prefeito de Itabira têm até sábado (6) para fazer o registro da filiação. Segundo líderes do Movimento de Inovação Política (MRP), os pleiteantes decidiram não tornar público agora os nomes, seguindo as normas hoje em implantação no Brasil, com a iniciativa maior de Itabira, a cidade pioneira.
A surpresa da chegada do MRP a Itabira ocorreu no último sábado (30), logo após a reunião a portas fechadas de pretendentes com líderes. Como foi anunciado com antecedência, enquanto não for formado um Super Grupão, os encontros e debates ocorrerão sigilosamente.
ESTRATÉGIA BEM PENSADA
Dois políticos fortes de Brasília estiveram na cidade para fazer uma explanação a respeito da nova maneira de fazer política. Notícia Seca conseguiu captar parte da estratégia, que tem algo parecido com o governo da Nicarágua. Mas houve um adiantamento causado pela falta de cópia das soluções de reformas, que só será apresentada no dia da convenção. Aí aparecerá a grande novidade que fará uma verdadeira revolução em Itabira. Quem viver, verá.
EVITAR A DITADURA O OBJETIVO
A nova estratégia política parece complicada, mas, depois de explicada, é simples, informa Azarilda Mendonça, secretária do Movimento de Inovação Política que esteve em Itabira.. A forma é totalmente diferente do que até então vem ocorrendo no Brasil. Por exemplo, a primeira intenção é acabar com o populismo, que estava morto desde a Era Daniel de Grisolia.
Populismo é um termo que foi utilizado para explicar as características da política brasileira entre 1930 e 1964. Atualmente, seu uso é bastante criticado mas muito em voga nas badernas itabiranas. Começam com festas e festanças e acabam com brigas e tiroteios.
GASTAR DINHEIRO A RODO
Todo mundo sabe que um prefeito qualquer pode gastar dinheiro à vontade. Basta ter recursos no caixa. Itabira, por exemplo, foi eleita a maior queimadeira de reais, dólares e euros dos últimos anos.
A estratégia de trabalho do MRP acabará com tudo isso, não haverá forma de governar sem colocar o dinheiro sob rígida fiscalização.
Foi constatado que ideias, sugestões e outros meios de participação popular no governo não funcionam mais. A governança passou a ser assim: o prefeito ouve o cidadão, anota ou faz de conta que anota, mas só faz o que está na sua cabeça. Também procura um meio de enrolar as programações e tem em mente só o que a sua ideia planeja. É outra funcionalidade do que se espera para os próximos dias é acabar com tudo isso.
INSCREVA-SE NO M.R.P.
As inscrições para as chapas de vereadores está sendo formada. Estão na peneira mais de 400 nomes. Os dois pré-candidatos a prefeito e vive ainda podem mudar. A democracia está chegando a Itabira. Aguardem a novidade nunca vista.
Aí está a surpresa que surgiu em Itabira e que vai tornar a vida muito mais justa e honesta para os itabiranos. E vamos eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores em 6 de outubro.
Aguardem o jornal do M.R.P.
Da Redação
P.S. – Já está decidido pela matemática e estatística, com revisão da socióloga, que com mais de 5 candidatos somente o MRP vence.