0

01/04/2024 às 18:32 • 

barragem-sul-superior.jpeg
Acionamento de nível 3 de alerta na barragem Sul Superior, da Vale, obrigou retirada de moradores de suas casas

Reprodução / Google Maps

Obrigados a deixarem suas casas por risco de rompimento de uma barragem de mineração, moradores de quatro distritos do município de Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais, começarão a ser credenciados a partir do mês que vem, para um programa de transferência de renda (PTR).

O benefício é gerenciado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que começou a contratar nesta segunda-feira (1º) as equipes que vão trabalhar no credenciamento. De acordo com a previsão, cerca de 10 mil moradores serão cadastrados a partir de maio, em um processo que pode levar até dois meses. Um posto de atendimento no centro da cidade será instalado pela FGV para facilitar o acesso de moradores ao PTR, mesmo àqueles que não tiverem os nomes incluídos em lista prévia.

O caso remonta ao ano de 2019, quando moradores dos distritos de Socorro, Tabuleiro, Piteiras e Vila do Gongo foram obrigados a abandonarem suas casas devido ao risco de rompimento da barragem Sul Superior, que faz parte da mina Gongo Soco. A ação ocorreu depois que a mineradora Vale, dona da mina, acionou o nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), o que obriga a retirada de moradores incluídos dentro da Zona de Autossalvamento (ZAS) da estrutura.

No ano passado, a Vale assinou um acordo de reparação com a Prefeitura de Barão de Cocais, o Ministério Público de Minas Gerais, a Defensoria Pública e o Ministério Público Federal no valor de R$ 527 milhões. Deste total, R$ 125 milhões serão destinados ao programa de transferência de renda.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    CRUZEIRO X ATLÉTICO

    Matéria Anterior

    APARECE O 9.º PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE ITABIRA

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Geral