1

 

EUTANÁSIA E JURAMENTO “CHUPA OSSO.”

 

O que é eutanásia? Resposta: é exatamente o que o governo da terra drummondiana preparou e adoça para a terra de Carlos Drummond de Andrade. Montou uma arapuca do lero-lero em benefício de interesse próprio dos famintos pelo poder. Coisa de fazendinha do bumba meu boi, onde ocorre mais brigas, tapas e beijos, tudo sobrepujado pela fome de poder. Pegou uma dinheirama jamais vista em Minas Gerais inteira, quiçá do Brasil, torraram tudo e ainda fizeram vinda da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem). Desde 2021 deixaram escapar a frase: “Nunca mais perderemos eleições em Itabira!” Anotem: “Chupa-Osso” com fome de poder.

 

 

FORA UNIFEI, TECNOLOGIA, PORTO SECO E AEROPORTO!

 

Além dos chutes no balde, a tropa, reforçada por gente de João Monlevade e Betim, notadamente para lamber os ossos que acabaram abocanhando. Abandonaram o projeto da Unifei de forma covarde e cruel, o que estava praticamente seguro; esqueceram para trás o Parque Científico e Tecnológico; fincaram o pé no traseiro do Porto Seco; deixaram amarelar na mesa do vice-presidente José Alencar Gomes da Silva o projeto do Aeroporto Industrial. Trocaram tudo por blá-blá-blá, e continuam “blablablando”, fazendo de tolo o sempre distraído povo itabirano.

A ORDEM NÃO É ENCANAR A PERNA E METER FOGO?

Pensando que Itabira talvez fosse uma Joana D’arc, tacaram fogo nas receitas itabiranas, fazendo com o éter Itabira empobrecer-se. Enquanto a mártir da Inquisição se sapecava no fogo, em Itabira o fogo ardia em festanças, obrinhas eleitoreiras e malignas. Os filhotes de demônio deixaram transparecer que o crematório seria em mesmo em benefício próprio. O importante para eles era vencer, era proibido perder. Sabem de mais detalhes? A queima de numerário se deu e se dá pouco a pouco. “Se nós somos quem mandamos, o povo que se dane. As reuniões na fazenda mau tempo eram mais de chacota contra Itabira: “É mesmo a cidade dos idiotas”, gritou muitas vezes a madame sobe na mesa, ou seja, ou vai ou racha.

Marcus Antonius encontrou-se rapidamente com o senador Rodrigo Caetano, “choro” pelo ferro gusa e nada trouxe ou mediu a estatura.

 

MARCUS ANTONIUS LAGIS SAPECOU DINEIRO A RODO

 

Itabira ensaia desde 2021, forçosamente, o seu holocausto na base da eutanásia, ou pinga-pinga, como já disse a mineradora não quer saber o que vai dar, ela diz que já fez a sua parte. Um secretário influente, já deu razão à empresa por tudo feito. Milhares de judeus e pobres famintos deixarão a cidade desabitada, talvez os que não têm teto.  Agora é simplesmente sofrer, sofrer, sofrer. O Bolsão de Pobreza não mais tem aspas, no início o primeiro presidente da Vale previu e está à beira de acertar sua profecia.

 

“TÔ VENDO E TÔ GOSTANDO” E TÔ MENTINDO…

 

Tivemos dirigentes políticos de todas as estaturas, tanto em centímetros lineares quanto em falta de dignidade, de humanidade, caráter, personalidade, patriotismo; agora só vamos chorar o leite derramado. “Não estou nem aí” deveria ser a frase que o marqueteiro de Turim teria que imprimir. Mas ele fez o seguinte “Tô vendo e tô gostando”, marketing mentiroso, pessoal às custas do dinheiro do povo, para eleger um charlatão da palavra.

DE NOVO O SOFISTA: MARCUS ANTONIUS LAJIS

O atual prefeito, Marcus Antonius Lajis ou simplesmente Antonius, galgou durante pouco tempo o Império Romano do Ocidente e quem manda nele é a a consorte Cleópatra. Então é isto: ambos comerão o pão que o capeta amassou, mas estão de barriga cheia na “fazenda mau tempo”. O cônsul,  transmutado de imperador, na própria Idade Média mesmo, criou máscaras idênticas ao seu semblante para parecer que estava em toda a Europa. Assim nasceu o marketing inspirado pelos déspotas até, pelo menos, ser a vez de Nero botar fogo em Roma, digo Itabira. Naquele tempo não existia a expressão marketing, mas copiam agora.

Frase atribuída a Eça de Queiroz, que se encaixa no momento itabirano

 

DISTRAÍDOS VENCEREMOS : TÁ CERTO, GUSTAVO?

 

Segundo o (im) prefeito Antonius, o senador mineiro Rodrigo Caetano recebeu-o na semana passada por alguns minutos na Capital da República. Segundo o próprio narrador, fez-se uma foto, ouviu-se dele nada: Antonius  teria dito ao senador que Itabira precisa de  recursos externos para infraestrutura. Mas de novo entra o nada, nada veio de beneficio buscado no Distrito Federal. Copiou a frase de Gustavo, o bom intérprete: “Distraídos venceremos.”  Tunicus, como também é chamado (é o rei dos apelidos) deu mais detalhes:”Falamos de investimentos em infraestrutura para Itabira via obras do PAC e de um tema econômico que tem me preocupado bastante, a dificuldade em que vive a siderurgia do Distrito Industrial. Estou preocupadíssimo com tal problema, evidentemente porque podemos perder 200 empregos diretos”, complementou Marcus Antonius. Ele se incomoda, sim, com os funcionários do ferro-gusa, mas e a Vale que já está fechando as minas de ferro itabiranas? Hipocrisia ou ignorância. Escolha quem conhece o tema.

 

AS FRALDAS PRECISAM SER TROCADAS, VIU SOFISTA?

O teste de gestão foi realizado com Marcus Antonius. Meça aí: a Vale construirá o empobrecimento de 113 mil habitantes, mas para o viajador são apenas 200 empregos do Distrito Industrial. Novo teste se fez com a primeira-dama: ela criou uma maldita fábrica de fraldas no Bairro Nossa Senhora das Oliveiras, ou Aprígio e admitiu 20 mulheres funcionárias. Mais uma conquista: em poucos meses a fabriqueta faliu. Mas, talvez, seja o destino que salvou a cidade. Talvez tenha restado uma meia dúzia de fraldas para socorrer políticos que necessitam de socorro. E as criaturas que anunciaram “nunca mais perderemos eleições se inteirem da necessidade de mudança. Atentem para a frase abaixo, de Eça de Queiroz e reflitam: pode ser a salvação itabirana.

 

José Sana

 

Foto: DeFato e redes sociais

Data: 04/08/2023

 

 

 

 

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    NESTE TEMPO EM QUE OS BICHOS FALAM E A VALE CORRE PARA IR EMBORA DE FININHO

    Matéria Anterior

    ITABIRA NÃO DÁ CONTA SEQUER DO LIXO

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    1 Comentário
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Mary Sana
    Mary Sana
    11 days ago

    É clichê, mas é verdade! Afinal, nada mais verdadeiro do que as velhas máximas e essa é uma delas:
    “Tudo tem um preço”.
    A inconsequência tem valor altíssimo!

    Você também pode gostar

    Mais em Geral