0
A obra, publicada pela Editora 3i, traz uma análise profunda sobre a relevância econômica, social, ambiental, cultural e histórica dos rios, abordando desde conceitos fundamentais até panoramas de bacias hidrográficas essenciais para o planeta.

Com 256 páginas, o livro reflete mais de 30 anos de atuação do autor como consultor ambiental para importantes instituições como a UFMG, UNICEF, UNESCO, ANA e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ao longo desse período, Cláudio publicou 11 livros, participou de conferências internacionais e se dedicou à capacitação de profissionais sobre recursos hídricos.

Em sua obra, o autor traça uma jornada por rios icônicos do mundo, como o Amazonas, Nilo, Tigre, Eufrates, Mississipi e Jordão e dedica espaço aos rios mineiros São Francisco, Doce e Piracicaba, este último profundamente ligado à sua infância. Para Cláudio, a relação entre a sociedade e os rios precisa de uma nova governança, onde a educação ambiental e os comitês de bacia hidrográfica tenham papel central na preservação da água.

A motivação para escrever o livro veio da preocupação com o futuro da água e dos rios, cada vez mais impactados por mudanças climáticas, desmatamento, desigualdades sociais e resíduos sólidos. Em suas páginas, o autor destaca que o desconhecimento sobre a importância dos rios tem afastado as pessoas de sua preservação, deixando sua recuperação dependente de decisões governamentais. Além disso, aborda com profundidade as tragédias ambientais do Rio Doce e Brumadinho, reforçando a urgência de políticas eficazes de gestão hídrica.

Ilustrada com diversas imagens, principalmente do Rio Doce, a obra traz um chamado à conscientização e defende uma mudança de paradigma na forma como a sociedade enxerga a gestão das águas. O trabalho de Cláudio Bueno Guerra recebeu reconhecimento internacional em 2007, quando foi homenageado pela UNESCO na Holanda, e teve sua trajetória profissional registrada em publicações internacionais.

Professor Cláudio Bueno Guerra

O evento de lançamento promete reunir especialistas, ambientalistas e interessados no tema para um diálogo enriquecedor sobre a preservação dos rios e os desafios da gestão hídrica.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    HUMANOSSAUROS – ENQUANTO ISSO DOIS PROFESSORES CONVERSAVAM, ENQUANTO TOMAVAM UM CAFEZIM …

    Matéria Anterior

    PREFEITO DE ITABIRA CRIA REPETIDOS IMPOSTOS: TAXAS DE CHORUME E FACILITA CEMITÉRIO

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cultura