Todo mundo já sabe que meu exato e coletivo nome é Povo, substantivo que se refere a todos os tatus de madrugada que cotidianamente aparecem, às vezes perdidos nas estradas e são capturados por cidadãos sem dó nem piedade. Dia desse, com a ajuda de um motoqueiro, contribui para passar um de um lado a outro, saltando canaleta na rodovia de Itabira a Nova Era.
A HORA DE SER JECA TATU
Um exemplo de ser bobo ocorreu com toda força em 2020. Diria que aquele ano ocorreu a efetiva desgraça de uma cidade que se chamva Itabira do Mato Dentro e era tratada como “cidadezinha qualquer”. É também dos caramujos que estão se alastrando. Estou relendo e trelendo Antônio Alves de Araújo para ver se Drummond não teria deixado um escape para a gente entender que, a partir de 2021, chegaria um “anti-caramujo” a Itabira para acabar com a cidade. Aportaram-se numa rua transversal à Avenida Mauro Ribeiro, onde desfilam, ao contrário Tutu Caramujo, em companhia de muitos, “na porta da venda”.

Voltando ao Idiota, é bom esclarecer isto: o sujeito vinha dirigindo seu Fiat de luxo pela BR 381 quando ligou a Caraça FM e ouviu a notícia: “Bernardo Mucida desistiu”. Foi uma bomba. O cara Idiota, sofista por opção, jogou o veículo para o acostamento, aumentou o volume do seu rádio e ligou sabe pra quem? Aquela que não deixa o cabelo longo e bonito em paz — joga pra lá, joga pra cá — e disse exatamente isto: “Vou entrar no lugar do Mucida, espero contar com o apoio dele e da Itabira inteira”. Senti a tremura do rádio dele, o perigo que vinha aí, mas apoiei o ex-Idiota, agora não mais Fiódor Dostoiévski e rumei o pensamento para a Fazenda Boi que Ri, denominação de meu estimado amigo F.C.S.
DA VITÓRIA À VITÓRIA
Fiódor, posso dizer, garante ser mesmo O Idiota. Mas todo ergúmeno, mesmo inútil tem o seu valor e serventia, principalmente de poder incorporar-se ao personagem de um famoso autor de clássico russo. Levou todos na conversa. Aliás, é lero-lero (denominação adquirida na Cemig, onde dobrou o Zema), que a madame do cabelo pra lá e pra cá afirmou taxativamente: “É o que ele sabe fazer, falar, falar, falar, falar, falar… e depois não dá conta do que soltou para ouvidos alheios”.
Então, chegou a vitória do início, tudo deu certo, mas nada de “balaiada”, esta viria no futuro governo que se iniciou em 2025. E aí surge a pergunta intrigante: por que o novo sucesso, de 2024, veio tão exorbitante? Ora, ora, ora. Já se falou que o cara fala bem, foi treinado na faculdade dos papagaios. Falta dizer que os itabiranos eram (acredito que não são mais), macacos de auditório.
O CÉU E A TERRA VIRIAM
O sujeito prometeu o céu e a terra; priorizou o futuro como se fosse um anjo anunciando, em trombeta, o fim do apocalipse; jurou de mãos postas, de praça em praça, com a mão estendida numa bíblia imaginária; repetiu tudo em discurso que a cidade inteira — até os vira-latas do Mercado Central — ouviram e gostaram, que “eu serei o prefeito dos itabiranos, meu partido é somente Itabira”. O que mais precisa ocorrer? Nada, a não ser beijar, lambendo o chão da cidade e seus distritos inteiros.
Eu, o Povo, prometo, sim, fazer o que a maioria quer. Ver Marquinho entrar em buracos da cidade e dentro deles fazer discursos. Parar diante de um monte de lixo de Itabira, espalhado até na zona rural, nunca se lembra que há mais de 20 anos teria que cobrar da Vale a Central de Resídos,
DE CFEM, EXAUSTÃO E BRIQUETES
Não é possível, mas ele vê escolas suspendendo aulas pelo motivo mais simples: falta de água, torneiras áridas, alunos retornam à casa para curtir a seca. Também anda falando de “fábrica de briquetes” aos descuidados que não sabem isto: briquete é uma mistura de carvão com minério de ferro, nada de novo debaixo do sol, sei disso porque fui operador dessa ninharia na antiga Belgo-Mineira em 1963. Quem inventou esse termo foi o engenheiro Joaquim Burrel, espanhol de nascimento, testemunhei.
Para confundir mais, o senhor MAL entra com a merreca de 2,5% para o “Fundo Soberano” esquece de dois detalhes: que o seu secretário de Meio Ambiente já publicou um livro afirmando que a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem) foi criada exatamente para ser aplicada numa atividade econômica substituta da mineração. Esquecei também que prometeu, em discurso de posse, em 1.º de janeiro de 2021, reinstalar o Fundo de Melhoramentos e Desenvolvimento da Zona do Rio Doce, que aplicava 8% do lucro da Vale na reconstrução de Itabira e outros municípios vizinhos.
E todos mantêm a gente como idiotas integrais, tolos, estúpidos. Mas têm o desprazer de sempre dizer e repetir a frase mais manjada da face da Terra: todo povo tem o governo que merece.
José Sana
Imagens: Divulgação/ NS
14/04/2026












