0

Foi aprovado nesta terça-feira (15), na Câmara Municipal de Itabira, o projeto de lei que trata do incentivo à doação de cabelos para pacientes em tratamento contra o câncer e/ou com alopecia (queda de cabelo) provocada por quimioterapia. A proposta é de autoria do vereador Júlio César de Araújo “Contador” (PTB), que pretende instituir a “Semana Municipal de Doação de Cabelos”. A matéria foi votada em primeiro turno.

O projeto visa sensibilizar as pessoas a doarem cabelos à ONGs e entidades como a Oncoviva que, posteriormente, providenciará perucas que serão doadas para mulheres com câncer e/ou alopecia. “O propósito é conectar as pessoas, promover a solidariedade, enaltecer a importância de um gesto altruísta em meio à dor dessas doenças. Além disso, queremos recuperar a autoestima das pacientes em tratamento de câncer e portadoras de alopecia”, ponderou o vereador.

Durante a reunião ordinária, a presidente da Oncoviva, Andrea das Graças, fez uso da tribuna e falou sobre a importância do projeto proposto. A Oncoviva iniciou os trabalhos em Itabira no ano de 2013. Desde então, ajuda os pacientes em tratamento contra o câncer com apoio emocional, social e psicológico. Ainda durante a sessão, a servidora do Legislativo, Heloísa Oliveira, fez doação de mechas de cabelo à Oncoviva.

 

Pedido de vista

O projeto de lei que autorizava a doação de veículos para o Estado de Minas Gerais, por intermédio da Polícia Civil, recebeu pedido de vista. A matéria é de autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB). O pedido de vista foi apresentado pelo presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), após questionamentos feitos por alguns vereadores.

Transferência de sede

Em comemoração ao Dia do Tropeiro, que é celebrado no próximo dia 29 de março, a sede do governo municipal será transferida, temporariamente, para o distrito de Ipoema. A mudança, solicitada pelo prefeito, foi votada e aprovada pelos vereadores.

Incentivo à leitura

Em segundo turno foi aprovado o projeto de lei que institui o programa “Leitura nos Espaços Públicos”, de autoria do vereador Júlio César de Araújo “Combem” (PP). O objetivo é despertar nos frequentadores o hábito e demonstrar que a leitura pode ser realizada em todos os locais.

De acordo com o projeto, o Chefe do Poder Executivo poderá reservar espaço especialmente destinado à leitura, celebrar convênios com entidades governamentais ou não, além de estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas de ensino para promover e divulgar o programa.

“A leitura é capaz de transformar o ser humano e, por consequência, o mundo. Ao ler, desenvolvemos habilidades linguísticas, interpretativas, de raciocínio, concentração, expressão e criatividade, entre outras. Por isso é tão importante que o poder público crie medidas que incentivem a população, para que possam, através da leitura, identificar e valorizar sua potência humana”, justificou Júlio do Combem.

Homenagem

Moção de Aplauso foi concedida pelo vereador Roberto Fernandes Carlos de Araújo ao Restaurante Dona Geralda.

 

 

 

por Assessoria de Comunicação

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Semana da Água é celebrada com ações educativas, lançamento de projeto e novo passaporte do Limoeiro

    Matéria Anterior

    Transferência da Prefeitura para Ipoema vai marcar 19º aniversário do Museu do Tropeiro

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades