0

Pontal é um ensaio e de urgência urgentíssima. Enquanto é criado um comitê para salvar cerca de 300 moradores que vivem às margens da Barragem do Pontal, confluência dos bairros Bela Vista e Nova Vista, uma série de obras começam a ser desenvolvidas em Itabira. Hotéis, casas particulares, alojamentos: a frente do fim da mineração em Itabira já começou e é tratada a Barragem de Conceição, que está pouco acima da chamada Vila Técnica, A fonte de informações vem de funcionários de empreiteiras que ocupam a cidade de ponta a ponta.

ALÔ, PONTAL, URGENTE!

Prefeito Marco Antônio Lage fala com autoridades e moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista em reunião realizada na última segunda-feira (28) no local da Barragem do Pontal (Foto: Coord. Com. Social - PMI)

Prefeito Marco Antônio Lage fala com autoridades e moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista em reunião realizada na última segunda-feira (28) no local da Barragem do Pontal (Foto: Coord. Com. Social – PMI)

Marco Antônio Lage, prefeito; Marco Antônio Gomes, vice-prefeito; secretários Denes Lott (Meio Ambiente), Elson Alípio Júnior (Assistência Social) e José Maciel Paiva (Obras, Transporte e Trânsito) e vereadores se reuniram na noite de segunda-feira (28/06) com moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista, na proximidade da barragem, para tratar de temas relativos a obras de “descomissionamento” do Sistema Pontal, da Vale.

Há a quase certeza de que cerca de 300 famílias serão removidas. Por isso procedeu-se à imediata criação de um comitê para acompanhar o cronograma de discussões e garantia de mais representatividade à comunidade.

O prefeito Marco Lage pronunciou-se na oportunidade: “A nossa proposta aqui hoje é ouvir da comunidade as principais demandas. Já ouvimos a Vale, conhecemos as questões técnicas, fizemos na companhia o primeiro contato para entender o projeto. Agora vamos iniciar com esta comunidade um contato permanente de discussões, para que ela não esteja sozinha no debate e nas buscas de melhores soluções que ofereçam conforto e garantia a todos os moradores”.

Os residentes nos bairros Bela Vista e Nova Vista requerem urgência nas medidas, ao mesmo tempo que justificam com suas dores. Elci Horta, um dos prejudicados entre tantos, afirmou: “É muito sofrimento e isso acontece há muitos anos. A nossa realidade é difícil. Agradecemos o interesse do governo e esperamos apoio para resolver a nossa situação”. Outros citaram que a proximidade do rejeito leva ao medo constante, além do esgoto a céu aberto, presença de animais peçonhentos e falta de garantia de segurança.

COMITÊ EM AÇÃO

Quatro moradores da região dos bairros Bela Vista e Nova Vista fazem parte do Comitê para discutir descomissionamento da Barragem do Pontal (Foto: Coord. Com. Social - PMI)

Quatro moradores da região dos bairros Bela Vista e Nova Vista fazem parte do Comitê para discutir descomissionamento da Barragem do Pontal (Foto: Coord. Com. Social – PMI)

Eis os membros do Comitê para discussão do descomissionamento da Barragem do Pontal:

Moradores da região: Elci Anunciação Horta, Gieser Rosa Coelho, Maria Conceição Nascimento e João Batista Carlos;

Câmara Municipal: vereadores Júber Madeira, Bernardo Rosa e Júlio Rodrigues;

Governo Municipal: secretários de Meio Ambiente, Denes Lott; Assistência Social, Elson Alípio Júnior e Obras, Transporte e Trânsito, José Maciel Paiva.

Um representante do Comitê dos Atingidos pela Mineração de Itabira e Região também participará das reuniões. Este não será fixo, a cada encontro um participante estará presente.

Para finalizar, a palavra do prefeito: “Com este comitê, vamos formar um fórum, trazer uma pauta única de discussões com a Vale e buscar mais transparência neste processo e garantir tranquilidade à comunidade. Vamos criar um cronograma de fluxo de informação e de ações para que a comunidade tenha justiça durante todo o processo. É o poder público e a comunidade juntos para a discussão de um tema tão importante”.

OUTRAS BARRAGENS

Tema mantido em sigilo pela Vale, mas é certo que todas as barragens de Itabira serão secadas. A primeira da lista, Barragem Conceição já esté em obras (Foto: Coord. Com. Social - PMI)

Tema mantido em sigilo pela Vale, mas é certo que todas as barragens de Itabira serão secadas. A primeira da lista, Barragem Conceição já esté em obras (Foto: Coord. Com. Social – PMI)

Segundo fontes bem informadas de funcionários que trabalham para a Vale, todas as barragens de Itabira serão “descomissionadas”. Um dos informantes garantiu a N.S. o seguinte: “Itabira não terá mais barragens, mas eu não sei se haverá ou não tratamento de refeito a seco como já existe em alguns lugares do Brasil”. Este funcionário, de empreiteira trabalha na primeira barragem que está sendo “secada”, expressão que ele usou, a de Conceição.

A informação sobre “descomissionamento” de barragens está inserida na entrevista do prefeito Marco Antônio Lage em 10/06/2021, concedida a N.S.

Acesse o Link →

Para qualquer curioso, basta deduzir que a Vale já tem uma nova gerência, de “Fechamento de Mina”, que é o engenheiro Rodrigo Chaves. Outra dedução que se possa ter vem do momento vivido na cidade: quase não se acham mais imóveis para alugar, a empresa já criou vários alojamentos, fator somado também ao aumento de produção requerido pelo mercado internacional.

Para bom entendedor, meia palavra basta.

Notícia Seca

RODOVIÁRIOS, FERROVIÁRIOS EM GERAL, E CIDADÃOS ACIMA DE 53 ANOS: ATENÇÃO!

Matéria Anterior

Projeto torna obrigatório sistemas de captação solar em novas construções no País

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar