Reprisando o que já foi publicado sobre o projeto de lei do prefeito, aprovado pelos vereadores e já valendo como lei que denominou “2021, Ano Municipal do Centenário do Bispo Dom Mário Teixeira Gurgel e de Dr. Colombo Portocarrero de Alvarenga”

Prefeito Marco Antônio Lage com o bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti e Padre Márcio (Foto Coord. Com. Social/PMI)
DOM MÁRIO
Dom Mário Gurgel nasceu em 22 de outubro de 1921 em Iguatu (CE). Filho de Mário Teixeira Gurgel e Ana Alda Teixeira Guedes. Mais tarde adotaria o nome do pai, homenageando-o por toda a vida. Em 16 de setembro de 2006 , faleceu, em Itabira.
DOUTOR COLOMBO
Em 17 de junho de 1921 nasceu, na Fazenda Morro Escuro, município de Santa Maria de Itabira, o décimo segundo filho de Álvaro Alvarenga e Haydée. Colombo chegou a Itabira aos cinco anos, esteve um período em Peçanha, preparou-se para a faculdade em Itabira, no Ginásio Sul-Americano, depois seguiu para Belo Horizonte, onde se formou em Medicina pela UFMG. Em 1949, a convite do outro médico, Dr. Altamir Nunes Barros, assumiu seu posto em Itabira.
Faltam apenas uma semana e quatro dias para Itabira, pela primeira vez em sua história, celebrar o centenário de personalidade importante, viva e atuante: Dr. Colombo.
ANO DO CENTENÁRIO

Prefeito Marco Antônio Lage assina projeto de lei enviado à Câmara Municipal sob os olhares do médico centenário homenageado (Foto Coord. Com. Social/PMI)
No dia 28 de janeiro deste ano, o prefeito Marco Antônio Lage esteve na casa de Dr. Colombo, tomou um cafezinho preparado por Dona Eny Figueiredo de Alvarenga, de 95 anos, companheira do médico há muitos anos. E assinou o protocolo de pedidos à Câmara Municipal que hoje é lei.
Em seguida, dirigiu-se à residência do bispo de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, comunicou a ele a sua decisão e assinou na presença dele a homenagem ao segundo bispo da Diocese.