Muito se falou e se fala, em Itabira, nos meios culturais e universitários, das “Três Marias — Maria do Rosário Guimarães de Souza, Zara, graduada em Ciências Exatas/Matemática, especialização em Ciência do Ambiente e Biologia e mestrado em Geografia e Organização Humana do Espaço; Maria das Graças de Souza e Silva, Baginha, que possui graduação em Estudos Sociais Geografia e mestrado em Geografia e Organização Humana do Espaço.
MARIA CECÍLIA DE SOUZA MINAYO: O FATO
Agora vamos falar de Maria Cecília de Souza Minayo, itabirana, assim como outras marias de sua família, nascidas em Rio Piracicaba (MG), ela se torna neste início de ano mais uma vez figura de destaque no Rio de Janeiro.
No dia 21 de janeiro Cecília Minayo recebeu uma homenagem muito significativa concedida pela Prefeitura do Rio de Janeiro: o auditório principal do Observatório de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, construído no novo Centro de Referència em Imunológicos Esteciais passou a ser chamado pelo seu nome, Professora e Doutora Maria Cecília de Souza Minayo.
Estiveram presentes ao ato, o atual ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, o secretário de Saúde do Rio Rodrigo de Sousa Prado e o presidente da Fundação Oswaldo Cruz Mario Moreira.
MARIA CECÍLIA DE SOUZA MINAYO: O NOME
Maria Cecília de Souza Minayo, possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Ciências Sociais – City University of New York (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989). Desde 1997 é editora científica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz.
Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando como professora, pesquisadora e orientadora, principalmente nos seguintes temas: metodologia de pesquisa social, metodologia da pesquisa social em saúde pública, violência e saúde, causas externas, violência autoinfligida, saúde coletiva e saúde e sociedade. Já orientou 69 teses e dissertações, publicou mais de 200 artigos científicos, duas centenas de capítulos de livros e 40 livros, sendo sete individualmente e 34 como organizadora e em colaboração.
É editora-chefe da Revista Ciência & Saúde Coletiva. Membro do conselho editorial de 14 revistas científicas, sendo 4 estrangeiras e, desde 2013, é Editora Regional da Revista Environmental Health Perspectives. Tem vários prêmios por seus méritos na área de saúde dentre eles o de “Medalha de Mérito da Saúde “Oswaldo Cruz” conferido pelo Ministério da Saúde em 2009 e o Prêmio de Direitos Humanos em 2014 conferido pela Presidência da República. É bolsista 1A de produtividade do CNPQ e pesquisadora emérita da FAPERJ
Referentemente a Itabira, Maria Cecília de Souza Minayo, é autora dos livros Homens de Ferro (1986) e De Ferro e Flexíveis (2004), tem anotadas infinitas informações sobre Itabira.
José Sana
Em 01/02/2023