“NO MEIO DO CAMINHO TEM UMA ÁRVOR
- Trata-se de um bem natural, plantado há dezenas de anos, mas que merece sofrer uma poda para não provocar tragédia no Bairro Eldorado, em Itabir
Uma casa, melhor dizendo Fazendinha, está sozinha, sofrendo o perigo de destruição no Bairro Eldorado, em Itabira. Relembrando uma mensagem enviada pelo seu proprietário que passa aperto em cada ventania, chuva, ameaça de tempestade, a denúncia vai se tornando dramática a cada chuva.
A origem de tudo é uma árvore, cravada num passeio da Rua Franklin de Figueiredo, 173, no Eldorado. A Fazendinha vai se constituindo como ponto de atração para estudos de Ciência de escolas itabiranas. Por localizar-se em ponto não distante da cidade, o local é sempre escolhido para visita de alunos das redes públicas escolares estaduais e municipais.
UMA MENSAGEM DE SUSTO
Na semana passada (12/04) a Redação recebeu a seguinte mensagem de um conselheiro de Transporte Municipal, um dos líderes da Interassociação de Amigos de Bairros, reafirmando a existência do problema:
“Cai uma chuva grossa com ventos fortes aqui no Bairro Eldorado, precisamente na Fazendinha (…) Sou obrigado a correr para o porão da casa, com receio de a árvore cair em cima da residência”.
Nada a fazer, somente contar com Deus para salvar a casa porque o atendimento tem sido ignorado.
CADÊ AS PROVIDÊNCIAS?
Apesar de o proprietário ser conselheiro, não tem, efetivamente, nenhum poder de crédito. Ele presta serviços diários e gratuitos à comunidade itabirana, cumprindo com seus deveres, não procurando ser apadrinhado.
Vejam uma das mensagens dele:
“Há meses venho correndo atrás das autoridades, e até agora nada. Desde 28/12/22 tenho procurado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, a Cemig e o Corpo de Bombeiros. E a situação, cada vez mais perigosa não merece nenhuma atenção dos poderes públicos. Até quando, meu Deus, eu vou ter de esperar e arranjar paciência para aguentar?”
E continua o idealista itabirano:
“A árvore está no passeio na rua Franklim de Figueiredo,173, Bairro Eldorado. O terreno e a árvore fazem divisa com os bairros Eldorado, Jardim das Oliveiras e São Francisco. São 18 mil metros quadrados de área. Dá para construir um campo de futebol.”
Lembrando Drummond, é ele, o morador, que cita o poeta conterrâneo, tentando sensibilizar as autoridades itabiranas: “No meio do caminho tem uma pedra, no meu caminho tem uma árvore no passeio público, que balança mas não cai…”
A Redação
Em 21/04/2023