Ao longo desta semana, algumas instituições de ensino estão recebendo aulas gratuitas por membros da OAB Itabira, como forma de apresentar a metodologia e o conteúdo do programa.
Na última sexta-feira (30/09), o município sediou um curso para os advogados interessados em se tornarem professores no programa e também integrarem a comissão de implantação do projeto. O evento, chamado de “Direito na Escola Experience”, contou com três módulos, divididos em temas ligados à cidadania, educação, carreira jurídica e comunicação.
A presidente da OAB Itabira, Patrícia de Freitas, participou do treinamento e demonstrou seu otimismo com a implementação do projeto nos municípios que compõem a subseção. Ela defendeu a necessidade de ensinar noções de direito nas escolas, na formação de cidadãos mais conscientes.
“Este projeto tem ganhado destaque em todo o país e tem demonstrado excelentes resultados. A nossa intenção é implantá-lo em Itabira e nas cidades que pertencem a nossa subseção [Itambé do Mato Dentro, Santa Maria de Itabira, Ferros, Passabém e Carmésia], para começarmos, a partir de agora, a levar o conhecimento jurídico básico para a população. Tenho certeza que será uma grande contribuição para a nossa sociedade”, afirmou.
A representante da comissão formada pela OAB Itabira para implantar o projeto, a advogada Adrenny Alves chamou a atenção para a necessidade do curso, na formação dos professores que serão advogados ou bacharéis em direito e também como uma etapa para a implantação do Direito na Escola.
“A subseção de Itabira, acreditando na diferença que o projeto pode trazer para a sociedade, criou a comissão e já trabalha para sua efetivação. Estamos em uma etapa de implantação na subseção de Itabira, iniciando com a capacitação dos membros”, comemorou.
Entre as instituições de ensino que estão sendo contempladas com aulas gratuitas esta semana estão a Escola Estadual Trajano Procópio (Premen) e as particulares CESE, Super + e Fide.
Participantes – O “Direito na Escola Experience” contou com a presença de Lucas Andrade, Presidente Nacional do Direito na Escola, mestre em direito e graduando em pedagogia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Daniela Avelar, presidente da Comissão Estadual Direito na Escola da OAB/MG, advogada, professora de direito e consultora em Proteção de Dados, representantes da Município de Itabira e de Carmésia, advogados, bacharéis em direito e professores.