Liderados pelo prefeito de Morro do Pilar, José de Matos Vieira Neto (Juca), foi dirigido ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, correspondência solicitando a elaboração de projetos para duas estradas. São vias até então esquecidas.
O teor do ofício é o asfaltamento de Morro do Pilar a Carmésia — MG-232 — de aproximadamente 45 quilômetros, e Morro do Pilar a Santo Antônio do Rio Abaixo, trecho de 23 quilômetros.
Os signatários da missiva, doze prefeitos afiliados à Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Espinhaço (Amme) e do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Médio Espinhaço (Cimme), contam com o atendimento do governador por razões explícitas.
Desde 9 de abril deste ano, em encontros periódicos, os prefeitos afiliados à AMME e CIMME discutem a formulação de solicitação, tendo participado dos encontros Christian Vieira de Matos, assessor parlamentar do líder do governo na Assembleia, deputado Gustavo Valadares.
Os entendimentos contaram com o apoio do prefeito José Fernando Aparecido de Oliveira, de Conceição do Mato Dentro e presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig).
JUSTIFICATIVA
Os prefeitos justificam o pedido: “Como é do conhecimento de Vossa Excelência, tais acessos viários conformam vias de extrema relevância para o cronograma de investimentos privados, a curto prazo, vez que estão no território de exploração minerária em nossa região”.
Acrescentam ainda: “De outra banda, salientamos a importância da pavimentação asfáltica para minimizar o iminente impacto nas vias, atualmente em pavimentação primária, garantindo o necessário suporte ao crescimento econômico de toda a nossa região”.
REQUERENTES
Os prefeitos requerem que seja autorizada junto ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) a preparação dos projetos. Assinam a correspondência os seguintes prefeitos chefes de executivo:
— José de Matos Vieira Neto, Morro do Pilar;
— Raimundo Menezes de Carvalho Filho, Ferros, presidente da Amme e do Cimme);
— Eneimar Adriano Marques, Jaboticatubas;
— Atos Tácio Soares de Oliveira, Carmésia;
— Fabrício Aparecido Otoni, Congonhas do Norte;
— José Fernando Aparecido de Oliveira, Conceição do Mato Dentro;
— Valter Antônio Costa, Alvorada de Minas;
— Marcílio Bezerra da Cruz, Taquaraçu de Minas;
— Ronaldo Agapito de Sá, Passabém;
— Alexandre Rodrigues de Souza e
— Fernando Ribeiro Burgarelli, Santana do Riacho.
Notícia Seca
Fotos: Diego Tomaz