0

Desde 2008, quando foi lançada a pedra fundamental da Unifei Itabira, a Prefeitura assumiu a responsabilidade de doar à instituição federal o terreno do Distrito Industrial II. Apesar de o campus já ter sido iniciado no local, o repasse legal, até então, não havia sido concluído. Esse entrave burocrático, no entanto, foi resolvido pela atual gestão, que concretizou o ato na última sexta-feira (11), em um encontro entre o prefeito Marco Antônio Lage, o vice Marco Antônio Gomes e o reitor da Unifei, Edson da Costa Bortoni.

O chefe do Executivo assinou a doação da área de 604.440,94 m² à Unifei Itabira. O repasse foi possível após esforço da Administração Municipal para recolher 32 assinaturas de confinantes e retificar a legalização no Cartório de Registro de Imóveis. O valor constante na escrituração, avaliado pela Administração Fazendária do Estado, é de R$ 96.310.923,15.

Mais do que um simples procedimento burocrático, a doação do terreno é um passo para a continuidade do projeto da Unifei Itabira. A transferência definitiva da área é, por exemplo, uma exigência legal para o repasse do dinheiro da Vale para a execução das obras dos novos prédios da universidade.

Na reunião na última sexta-feira (11), além do prefeito, do vice e do reitor da Unifei, também participaram o diretor do campus de Itabira, Gilberto Duarte Cuzzol; e os assessores Breno Pires e Maciel Paiva e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eugênio, pela Prefeitura.

“Desde que assumimos o governo demos prioridade a este processo e agora finalmente conseguimos avançar. A assinatura deste termo reforça a nossa visão de que a Unifei tem papel preponderante para a diversificação econômica de Itabira. Temos na Educação e na Tecnologia dois importantes polos para o futuro do município e a universidade reúne essas duas características. Vamos continuar trabalhando para reforçar essa parceria e acelerar o projeto Unifei”, pontua o prefeito Marco Antônio Lage.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Cala-te ou dize coisa que valha mais que o silêncio

    Matéria Anterior

    PLR da Vale injetou cerca de 60 milhões de reais no mercado itabirano.

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Educação