0

A Prefeitura de Itabira e o Centro Universitário Funcesi (UniFuncesi) firmaram, nesta quarta-feira (30), termo de fomento para oferta de assistência judiciária a pessoas carentes do município. Serão diversos serviços jurídicos disponíveis gratuitamente a quem tem renda de até dois salários mínimos.

Pelo acordo, a Prefeitura fará repasse anual de R$ 193 mil à UniFuncesi, para arcar com as despesas de profissionais e do escritório. Já a universidade disponibilizará um coordenador, dois advogados, um auxiliar administrativo e um estagiário para os atendimentos. O termo estipula que cada advogado faça, pelo menos, quatro atendimentos ao dia, podendo variar de acordo com a demanda. Os profissionais também farão acompanhamento de movimentações processuais, elaboração de petições, comparecimento às audiências e nas repartições e atendimentos itinerantes.

A parceria vem para suprir a ausência de uma Defensoria Pública em Itabira. A assistência oferecida pelo município foi encerrada em 2014 e, desde então, o serviço não estava em funcionamento. Com o retorno, os advogados vão auxiliar os usuários em pareceres jurídicos, elaboração de contratos, patrocínio de ações judiciais cíveis, defesa em ações judiciais cíveis e criminais, participação em processos de Usucapião e demais regularizações fundiárias, processos cartorários de separação e divórcio, comparecimento às audiências no Fórum, comparecimento à Apac e outros necessários à defesa do direito.

O termo de fomento foi assinado pelo prefeito Marco Antônio Lage, o vice Marco Antônio Gomes, o procurador-geral Luiz Edson Bueno Guerra, o secretário de Governo, Bernardo Rosa, o presidente da UniFuncesi, Maurício Mendes, a reitora da universidade, Flávia Martins Guerra Pantuza e o presidente da Câmara de Vereadores, Weverton Andrade “Vetão”.

Todos os envolvidos destacaram o caráter social da iniciativa e a garantia dos direitos das pessoas que não têm condições financeiras de contratar um advogado. O prefeito Marco Antônio Lage citou a desigualdade que ainda persiste em Itabira e afirmou que o desenvolvimento social é o foco da atual gestão. “Somos uma cidade rica, mas com muita gente pobre. A população sofre por não ter acesso a serviços que muitas vezes estão além das condições financeiras. Essa parceria vem para garantir um direito elementar, mas que nem sempre é acessado”, afirmou o prefeito.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Pátria Amada Brasil 

    Matéria Anterior

    Prefeitura lança 1º Concurso de Presépios do Museu de Itabira

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Educação