A recomendação pelo consumo diário de dois litros de água é antiga e, com certeza, você já deve tê-la seguido no seu dia a dia. Além dela, a “regra 8×8”, que inclui a ingestão de oito copos de 240 ml de água diariamente, também é usada até hoje para determinar a quantidade ideal da bebida.
Esta última foi elaborada pelo Comitê de Nutrição e Alimentos do Conselho Nacional dos EUA na década de 1940. No entanto, não há respaldo científico. Na época, o órgão aconselhou que adultos bebessem um mililitro do líquido para cada caloria de alimento.
Para Andrea Pio, nefrologista e diretora da Secretaria geral da Sociedade Brasileira de Nefrologia, o grande erro desta recomendação é pressupor que todas as pessoas são iguais e mantêm os mesmos estilos de vida.
APRENDA DE UMA VEZ POR TODAS
Por que faz sentido para seu corpo beber 2 litros de água por dia? É tudo igual? Para a especialista Andrea Pio, o mais importante é se atentar à cor da urina. “O sinal de alerta no consumo de água é checar a cor da urina. Ela dará o indicativo se a pessoa está consumindo a quantidade de água necessária ou não. O ideal é ser transparente ou amarelo bem claro”, afirma.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é a condição climática. Pessoas que vivem em regiões mais quentes, por exemplo, consomem mais água e sentem mais sede ao longo do dia. Por isso não existe uma recomendação oficial sobre a quantidade de água que devemos ingerir diariamente.
Porém, caso a pessoa queira seguir uma orientação, a especialista recomenda uma indicação média de 35 ml por quilo. Com este número, um indivíduo que pesa 70 kg precisaria de um pouco mais de 2,4 litros de água por dia.
Além da água, bebidas como chás naturais também ajudam na hidratação do organismo e devem entrar na conta do consumo de líquidos diários. Não são aconselhadas bebidas ricas em sódio ou industrializadas.
Notícia Seca
Com: Priscila Carvalho, Agência Einstein/Globo.com
NOTAS DA REDAÇÃO
- Mesmo sendo leigos, o tema fica claro e mostra que muito de nossa saúde depende da conclusão: ingerir, cada pessoa, a água que lhe é requerida pelo organismo e conferir a cor da urina durante o dia. Alerta aos idosos: normalmente, pessoas idosas não têm o costume de ingerir líquidos saudáveis, principalmente a água, que é a chave da questão.
- Notícia Seca consultou o médico nefrologista, comanda o setor de Hemodiálise do Hospital Nossa Senhora das Dores, Dr. Marco Antônio Gomes, que também é vice-prefeito de Itabira, sobre esta questão. Ele se manifestou:
“Concordo, estou em pleno acordo. Temos nos preparado, a equipe da UT- 1 do HNSD também, para levar às pessoas os cuidados pós-Covid. Está incluso nas medidas a ingestão de água”.
Beber água em jejum, pelo menos três copos de tamanho médio, tipo Americano, favorece demais a saúde! Parabéns pela matéria!
Grato, Saturnino