O ex-técnico Ilton Chaves, que fez muito sucesso nos anos 1970/80, morreu na noite da última quinta-feira, 27 de maio, no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte. Ele tinha 84 anos e desde algum tempo vinha sofrendo do Mal de Alzheimer.
SUCESSO
Ilton de Oliveira Chaves nasceu em Itinga, no interior mineiro, em 28 de março de 1937. O ex-treinador também fez sucesso como jogador, atuando como volante em equipes como Atlético-MG, América-MG, América-RJ e Cruzeiro, onde teve seus melhores momentos, chegando à Seleção Brasileira em algumas oportunidades.
VALERIODOCE
Em fevereiro de 1979, quando ocorreu uma enchente das maiores da história de Itabira, Ilton Chaves foi contratado pelo ex-presidente do Valeriodoce Esporte Clube (VEC), Olímpio Pires Guerra, o Li, o mesmo que foi prefeito da cidade e deputado federal.
João Mário de Brito, repórter esportivo na época, atual presidente do VEC e superintendente de Esportes da Prefeitura de Itabira, afirmou a NS: “Pessoa finíssima, profissional competente, foi técnico na época das enchentes, quando lançou o jovem Casaca para um jogo no Mineirão; o time atravessou a lagoa Rio do Peixe de barco”.
João Mário contou também que Ilton Chaves levou o Valério uma vez ao quadrangular final do Campeonato Mineiro e, no ano seguinte, ao quinto lugar.
Ele chegou a dirigir o Cruzeiro em 389 jogos (213 vitórias, 89 empates e 87 derrotas). E foi, também, treinador do Santos.
Notícia Seca
Fotos: João Mário de Brito/VEC