0

O avanço de uma massa de ar polar que saiu da Argentina, no início do inverno, em direção aos países vizinhos faz a população sentir com mais força a chegada da estação fria no Brasil. Nevou por três dias seguidos em algumas áreas de maior altitude do Sul do país.

Em Minas Gerais, os termômetros marcaram temperaturas próximas ou abaixo de zero nesta semana, com geada. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de frio, com temperaturas 5°C abaixo da média para Minas Gerais, outros seis estados e o Distrito Federal.

O aviso é válido ao menos até o início desta semana para quase todos os municípios mineiros. Nos próximos dias, o ar frio polar proporcionará declínio acentuado de temperatura em todas as regiões mineiras e formação de geada no Sul do Estado, onde a temperatura mínima prevista é de -3°C, disse o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudimir de Azevedo.

Enquanto isso, o Canadá registra mais de 480 mortes em meio a uma onda de calor histórica. Agora, os incêndios transformaram grande parte de Lytton em cinzas e forçam seu povo, bem como centenas ao redor, a fugir. Às vezes não se sabe para qual lugar.

Cientistas alertam há décadas que a mudança climática tornará as ondas de frio intensas e de calor mais frequentes. O calor é uma realidade que está acontecendo agora no Canadá e também em muitas outras partes do hemisfério norte que estão se tornando cada vez mais inabitáveis.

As estradas derreteram esta semana no noroeste dos EUA, e residentes de Nova York foram instruídos a não usar aparelhos de alta energia, como lavadoras, secadoras e ares-condicionados, para o bem da rede elétrica.

HEMISFÉRIO NORTE

Regiões de Portland, Seattle e Vancouver vão enfrentar temperatura alta jamais antes vista e há grande preocupação com a saúde da população não acostumada e despreparada para enfrentar calor acima de 40°C (Foto: MetSul)

Regiões de Portland, Seattle e Vancouver vão enfrentar temperatura alta jamais antes vista e há grande preocupação com a saúde da população não acostumada e despreparada para enfrentar calor acima de 40°C (Foto: MetSul)

Na Rússia, Moscou registrou sua temperatura mais alta já conferida em junho, de 34,8 graus, no fim de junho. Agricultores siberianos estão lutando para evitar que suas safras morram em uma onda de calor contínua. Mesmo no Círculo Polar Ártico, as temperaturas atingiram 30 graus.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) está tentando verificar a temperatura mais alta de todos os tempos ao norte do Círculo Polar Ártico desde o início dos registros, depois que uma estação meteorológica em Verkhoyansk na Sibéria registrou um dia de 38 graus em 20 de junho.

Na Índia, dezenas de milhões de pessoas no Noroeste do país foram afetadas por ondas de calor. O Departamento Meteorológico da Índia classificou no último dia do mês a capital, Nova Délhi, e as cidades vizinhas como estejam sofrendo de “calor extremo e severo”, com temperaturas que se mantêm consistentemente na casa dos 40, com mais de 7 graus mais altas do que o normal.

Especialistas que falaram com a CNN disseram que é difícil apontar exatamente como esses eventos climáticos estão ligados, mas é improvável que seja uma coincidência que as ondas de calor estejam atingindo várias partes do Hemisfério Norte ao mesmo tempo.

Nos Estados Unidos, a mesma coisa aconteceu em meados de junho no Sudoeste, quebrando recordes no México e em lugares como Phoenix, no Arizona. Algumas semanas depois, uma cúpula de alta pressão foi construída sobre o Noroeste, derrubando recordes em Washington, Oregon e Sudoeste do Canadá.

Portanto, vimos essas temperaturas sem precedentes – recordes sendo quebrados não apenas em alguns graus, sendo absolutamente esmagados, afirmam autoridades no assunto.

A mudança climática está levando a uma perigosa confluência de calor extremo e seca prolongada, disse o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na semana passada. Estamos vendo incêndios florestais de maior intensidade, que se movem com mais velocidade e duram muito além dos meses tradicionais, meses tradicionais da temporada de incêndios.

Os cientistas estão trabalhando em ferramentas sofisticadas que podem avaliar rapidamente o quanto as mudanças climáticas podem ter contribuído para um determinado evento climático. Mudança climática pode desencadear crise financeira, diz diretor do FMI.

Estados Unidos, Reino Unido e países da União Europeia, aumentaram recentemente seus compromissos para tentar controlar o processo, mas muitos cientistas e ativistas dizem que ainda não é suficiente para manter as temperaturas médias globais em 1,5 °C acima de níveis pré-industriais.

Os líderes mundiais se comprometeram no Acordo de Paris de 2015 a atingir esse limite, a fim de evitar os impactos mais catastróficos das mudanças climáticas. Grupos climáticos também pediram ao Canadá para aumentar seus compromissos e se livrar do petróleo e do gás.

Este é literalmente o clima mais mortal já registrado para a região do Noroeste do Pacífico dos Estados Unidos e do extremo Sudoeste do Canadá. As perdas e o desespero como resultado do calor extremo e dos incêndios devastadores no Canadá são um lembrete do que está por vir à medida que a crise climática se intensifica, disse Eddy Pérez, gerente da Climate Action Network Canada para a diplomacia climática internacional.

O Canadá está enfrentando perdas e danos históricos causados pelo clima, ao mesmo tempo que não está fazendo sua parte no combate às perigosas mudanças climáticas. Como produtor de petróleo e gás, o Canadá ainda está considerando a expansão dos combustíveis fósseis, que é diretamente atribuída ao aumento de temperatura, informam fontes meteorológicas.

HEMISFÉRIO SUL

Neve no Sul do país e em Minas Gerais mostra o frio intenso que deve continuar em julho, afirmam metereologistas (Foto: Divulgação)

Neve no Sul do país e em Minas Gerais mostra o frio intenso que deve continuar em julho, afirmam metereologistas (Foto: Divulgação)

Afinal, o que é uma onda polar? É um período de atuação de uma massa de ar frio polar, ou seja, os dias em que a massa de ar frio atua. Essa massa é uma grande porção do ar atmosférico que cobre uma extensa área da superfície terrestre e apresenta distribuição praticamente uniforme de temperatura e umidade.

As massas de ar são classificadas de acordo com a região em que se originam – nos polos ou nos trópicos. Assim, no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte elas podem ser polares ou tropicais, explicam meteorologistas.

No Hemisfério Sul, uma massa polar é uma grande porção de ar atmosférico que se forma na Antártida e se desloca em direção ao continente sul-americano, provocando queda acentuada de temperatura no inverno, detalham entendidos.

No Brasil, atingem os estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e, em situações extremas, causam o fenômeno das ‘friagens’ na Região Amazônica. À medida que o ar frio vai avançando sobre o continente, suas características vão se modificando com a troca de calor e, ao passar do tempo, a temperatura vai se elevando gradativamente, pontuam meteorologistas.

Também estão associados à massa de ar frio polar fenômenos meteorológicos como neve, nevoeiros, geada, chuva congelada e temperaturas negativas, sobretudo, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

MINAS GERAIS

Frio no Sul de Minas Gerais: Maria da Fé é uma das mais famosas cidades frias do Estado, em que a neve está sempre presente (Foto: Divulgação)

Frio no Sul de Minas Gerais: Maria da Fé é uma das mais famosas cidades frias do Estado, em que a neve está sempre presente (Foto: Divulgação)

Em Minas Gerais, a condição de geada é observada, principalmente, no Sul do Estado. Contudo, em episódios extremos de frio podem ocorrer também de forma mais branda em áreas isoladas do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata mineira, dizem especialistas.

O Inmet prevê que há possibilidade de geada em pontos isolados do Sul, Sudoeste e Campo das Vertentes. Os vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce devem ter céu parcialmente nublado com névoa úmida. Pode ocorrer névoa seca no Triângulo Mineiro, Oeste, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Vale lembrar que esse fenômeno é resultado da presença de partículas e poluentes na atmosfera, somada ao clima seco, deixando uma faixa cinzenta sobre o horizonte. Em Belo Horizonte e Itabira, as temperaturas podem oscilar entre máxima de 23 e mínima de 8, em média, Até o fim de julho, segundo o Climatempo.

CONCLUSÃO

Separados por um triz diante do Universo, o frio e o calor dividem a visão do mundo e fazem cada um se sentir inquieto diante do futuro que vem aí (Foto: Divulgação)

Separados por um triz diante do Universo, o frio e o calor dividem a visão do mundo e fazem cada um se sentir inquieto diante do futuro que vem aí (Foto: Divulgação)

Cada um responde por si as questões do título — “QUE MUNDO É ESSE? NÃO SERIA UMA ALDEIA PROVISÓRIA?”

Diante do Universo, já se pode confirmar que o Planeta Terra é menor que uma aldeia diante dos milhões de planetas do espaço, incontáveis, por sinal. Resta saber se o povoado chamado também de mundo terrestre é definitivo ou provisório. As transformações indicam total transitoriedade de tudo o que vemos, sentimos de um pouco de que participamos.

Pesquisas: Notícia Seca,
Bernardo Henrique Alves Santos

Ensaio Inverno

Matéria Anterior

“PORTAL” LIGA UM PAÍS A OUTRO NA EUROPA

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar