Tive oportunidade de trabalhar em SB em diversas campanhas políticas e conhecer pessoas incríveis, maravilhosas. A cidade em si é linda, bem preservada, teve a sorte de ter bons prefeitos e de ter riquezas que garantem recursos para desenvolver a cidade e gerar bem estar para os cidadãos. Além da história marcada pela exploração do ouro, tem vocação mineradora, tem uma vida econômica forte, com potencial para alguns séculos.
Mas a SB renasceu com o minério de ferro, com a cultura do eucalipto, com a agropecuária e é hoje uma das cidades mais bonitas e acolhedoras do Médio Piracicaba. É terra de grandes vultos, como o ex presidente Afonso Pena, mais recentemente deu ao país uma personalidade do quilate de um Walfrido dos Mares Guia. Não vou nem citar nomes, embora fique tentado…por que são muitos amigos queridos e personalidades fantásticas.
Santa Bárbara forma com Catas Altas e Barão de Cocais uma trindade de cidades cheias de histórias, arquitetura colonial, muitas cachoeiras, pousadas, distritos muito charmosos, além da economia baseada no minério.
Minha terra, Alvinópolis, limita com Catas Altas e Santa Bárbara, mais precisamente na região de Fonseca, cuja população inclusive costuma comprar mais em Catas Altas e SB do que na sede do município de Alvinópolis.
Quase sempre fui a SB a trabalho e tive oportunidade de conhecer também as dificuldades. Toda cidade tem. Faz alguns anos que não vou presencialmente a cidade. Vejo pelas fotos e pelos comentários das pessoas que a cidade evoluiu mais ainda. Mas quero ir qualquer dia sem compromisso, só pra curtir a atmosfera, tirar fotos como turista.. Quero ver as novidades, rever um bocado de gente, conhecer o bar da estação,, quem sabe dar uma passada em Catas Altas, pisar aquela calçada de pedras, voltar a maravilhosa Brumal, Cocais. Se meu dinheiro der e o destino quiser, qualquer dia…
(MARCOS MARTINO)