0

Muitos conhecem o município como a “cidade de comerciantes”. Vários empreendedores desses vieram ganhar a vida em Itabira e montaram empresas de sucesso. Até mesmo na política itabirana os santamarieneses se deram bem se elegendo deputados, prefeitos e vereadores.

Agora, o caminho pode ser o inverso, investidores estão indo para a cidade vizinha de olho nos movimentos econômicos que podem elevar o município de patamar. Exemplo é a Equimacon, que lidera o mercado de material de construção em Itabira, que comprou o principal concorrente em Santa Maria, o Lelé Materiais de Construção. Esse, até então líder local com 48% do mercado, segundo pesquisa do .

Outro movimento forte é os lançamentos futuros de três novos loteamentos na cidade, com previsão de disponibilizar para o mercado até 500 lotes, o que possivelmente vai incrementar o mercado imobiliário do município santamarienese.

Mas o que está por trás desse interesse repentino no município? O certo é que a indústria da mineração já explora minério em Santa Maria de Itabira e nos últimos anos fez crescer a arrecadação do CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral) em 50% no município. Outra situação é a construção da Linha Férrea que ligará Sete Lagoas ao Espírito Santo, passando pelo território santa-mariense. O que deve projetar o município como um possível porto seco da região, atraindo vários negócios principalmente na área de logística.

 

SuperDados.com

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Grande jogo, Galo 2 x 0 Fla

    Matéria Anterior

    Derrubando o mito do moletom

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Cidades