Muitos conhecem o município como a “cidade de comerciantes”. Vários empreendedores desses vieram ganhar a vida em Itabira e montaram empresas de sucesso. Até mesmo na política itabirana os santamarieneses se deram bem se elegendo deputados, prefeitos e vereadores.
Agora, o caminho pode ser o inverso, investidores estão indo para a cidade vizinha de olho nos movimentos econômicos que podem elevar o município de patamar. Exemplo é a Equimacon, que lidera o mercado de material de construção em Itabira, que comprou o principal concorrente em Santa Maria, o Lelé Materiais de Construção. Esse, até então líder local com 48% do mercado, segundo pesquisa do .
Outro movimento forte é os lançamentos futuros de três novos loteamentos na cidade, com previsão de disponibilizar para o mercado até 500 lotes, o que possivelmente vai incrementar o mercado imobiliário do município santamarienese.
Mas o que está por trás desse interesse repentino no município? O certo é que a indústria da mineração já explora minério em Santa Maria de Itabira e nos últimos anos fez crescer a arrecadação do CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral) em 50% no município. Outra situação é a construção da Linha Férrea que ligará Sete Lagoas ao Espírito Santo, passando pelo território santa-mariense. O que deve projetar o município como um possível porto seco da região, atraindo vários negócios principalmente na área de logística.