0

A umidade atmosférica é, por definição, a quantidade de água presente no ar em forma de vapor, ou seja, além dos vários gases que compõem a atmosfera, é possível encontrar também a água em sua forma gasosa no ambiente em que vivemos. Essa substância é fundamental para regular a dinâmica climática e também nos auxiliar em diversos processos biológicos.

O QUE É  UMIDADE RELATIVA DO AR?

A baixa umidade, somada ao tempo seco, exige atenção redobrada das pessoas. Neste momento a situação está mais para esses cuidados (Foto: Divulgação)

A baixa umidade, somada ao tempo seco, exige atenção redobrada das pessoas. Neste momento a situação está mais para esses cuidados (Foto: Divulgação)

A umidade relativa do ar, termo frequentemente utilizado na divulgação de previsões meteorológicas, é um elemento atmosférico referente à saturação da água presente no ar. Para entendê-la, é preciso considerar a seguinte premissa: quando a umidade absoluta do ar for superior a 4% (isto é, quando houver quatro partes de água para cada cem partes de ar), ocorrerá a sua saturação e a água se precipitará. No entanto, a depender da variação das temperaturas, o ponto de saturação do ar pode ser maior ou menor.

Nesse sentido, a umidade relativa do ar é a quantidade de água presente no ar em relação ao seu ponto de saturação. Assim, quando dizemos que a umidade relativa do ar é de 60%, significa que o ar está com 60% da sua capacidade máxima de água.

Se considerarmos, portanto, que o ponto de saturação do ar é de 4%, conforme citado acima, então, quando a umidade relativa for de 60%, a umidade absoluta será de 2,4% . Consequentemente, quando está chovendo, significa que a umidade relativa do ar no local está em sua porcentagem máxima.

Além de interferir nas condições meteorológicas, a umidade do ar também altera as condições climáticas. Em ambientes em que a umidade é mais elevada, as temperaturas costumam variar menos, havendo uma oscilação menor ao longo do dia. O processo inverso acontece quanto o ar está mais seco.

UMIDADE IDEAL X ESTADO DE ATENÇÃO

Qual a importância da umidade relativa do ar para a saúde humana? A umidade relativa do ar é a quantidade de vapor d’água presente na atmosfera em relação à quantidade máxima (ponto de saturação) que poderia suportar nessa mesma temperatura.

Na prática, podemos dizer que a umidade relativa do ar é mais baixa no inverno, quando no Brasil há períodos maiores de estiagem, principalmente no final da temporada; e no verão ela é mais alta, já que nos dias quentes da estação há grande evaporação após as pancadas de chuva típicas da estação.

Entre os possíveis problemas de saúde decorrentes da baixa umidade do ar uma questão é que o clima frio e seco pode ser prejudicial ao organismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível considerado aceitável de umidade relativa do ar é acima de 30%. Abaixo disso há vários possíveis problemas de saúde decorrentes da baixa umidade do ar e que afetam principalmente as vias respiratórias.

O ressecamento das mucosas das vias aéreas é o mais comum deles, deixando o indivíduo mais vulnerável a infecções virais, bacterianas, crises de asma, sinusite e rinites, uma infecção das mucosas que, segundo a OMS, afeta 25% dos brasileiros.

Além disso, a desidratação causada pelo ar muito seco torna o sangue mais denso, tornando a pessoa mais suscetível a alergias e problemas oculares. Os problemas continua mesmo quando o clima esquenta, mas continua seco, já que a absorção do suor pela pele é acelerada, deixando a pele ressecada.

Por outro lado, a alta umidade relativa do ar também causa seus estragos. Nesse caso, o problema é justamente o contrário: a evaporação lenta do suor, que ajuda a resfriar o corpo e a dissipar o calor, levando à sensação de mal-estar e desconforto.

UMIDADE RELATIVA DO AR E A SAÚDE

O clima está desequilibrado e a humanidade paga alto preço por seus erros: a umidade relativa do ar alta também é prejudicial à saúde (Foto: Diário de Canoas/RS

O clima está desequilibrado e a humanidade paga alto preço por seus erros: a umidade relativa do ar alta também é prejudicial à saúde (Foto: Diário de Canoas/RS

Ambientes muito úmidos são considerados desconfortáveis pelas pessoas, pois dificultam a transpiração do corpo, além de dar a sensação de um ambiente mais “abafado”. Por outro lado, a redução extrema dos níveis de umidade também provoca efeitos que podem prejudicar a nossa saúde, pois quando o ar está muito seco, sentimos a rápida perda de água em nosso corpo, além da desidratação das vias respiratórias e mucosas.

Os baixos níveis de umidade do ar são assim classificados:

— De 20% a 30% – Estado de Atenção: recomenda-se, nesse tipo de situação, a não realização de atividades físicas ou esforços muito grandes durante as horas mais quentes do dia, entre 11h e 15h no horário comum.

—  De 12% a 20% – Estado de Alerta: o melhor, nesse caso, é não realizar grandes esforços entre 10h e 16h, consumir bastante água, evitar ambientes muito aglomerados e fechados e, se necessário, utilizar soro fisiológico para os olhos e narinas.

— Abaixo de 12% – Estado de Emergência: deve-se manter todas as recomendações dos estados acima, além de evitar ao máximo a realização de esforço físico durante todo o dia. É recomendado que se procure umidificar locais fechados com aparelhos específicos ou até com toalhas molhadas

Segundo a OMS, a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80% – por isso quando o nível fica entre 20% e 30% as regiões entram em estado de atenção. A umidade do ar a 10%, por exemplo, é um nível compatível com o do Deserto do Saara, por exemplo. O assunto é tão sério que chega a afetar não apenas os humanos, mas todos os seres vivos do planeta. A umidade relativa do ar também está relacionada à temperatura: quanto mais quente estiver o ar nos períodos de estiagem, menor será a umidade do ar.

Segundo o Ministério da Saúde, é preciso que as pessoas com histórico de doenças no aparelho respiratório redobrem a atenção.

PREVISÃO DE UMIDADE RELATIVA DO AR PARA 15 DIAS

Itabira

Itabira

Belo Horizonte

Belo Horizonte

Notícia Seca

Fonte: Climatempo

Leia também:

JULHO CONTINUA FRIO EM MINAS GERAIS

Matéria Anterior

NINGUÉM SEGURA A VALE3

Matéria Seguinte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Você também pode gostar

Mais em Saúde