0

 

Larissa Reis

 

Quinta-feira de pavor em Belo Horizonte: calor na cidade e ventania na pefiferia

Uma intensa ventania assustou moradores de diversas regiões de Belo Horizonte e região metropolitana na noite dessa quinta-feira (14). Segundo a Defesa Civil de BH, o vendaval chegou a atingir a velocidade de 97,56 km/h na estação Cercadinho, que fica na regional Oeste.

Já na região Oeste, uma casa acabou perdendo o telhado, deixando a laje do imóvel totalmente exposta. O órgão realizou uma vistoria no local nesta sexta-feira. Não houve vítimas.

Ainda ontem, clientes que estavam no BH Shopping, no bairro Belvedere, na regional Centro-Sul, registraram intensa ventania no estacionamento, além de raios e trovoadas. Um brinquedo inflável que se encontrava na cobertura do shopping precisou ser desmontado.

“Quando há condições climáticas adversas ele é evacuado e desligado, o ar sai aos poucos. O inflável não desabou e não houve nada de errado com a estrutura. Naturalmente o vento foi muito forte e algumas cadeiras e cercas caíram no chão. Nenhuma pessoa ficou feriada. Todos foram atendidos e estão bem”, informou a empresa responsável pelo brinquedo.

Além disso, várias pessoas que passavam pelo Centro de BH registraram a ventania. Veja abaixo:

O que explica o vendaval em BH?

 

Segundo a Defesa Civil os ventos intensos foram provocados por uma frente fria que se aproximou da capital. Além do declínio da temperatura e melhoria na qualidade do ar, o fenômeno meteorológico pode provocar tempestades isoladas.

Nesta sexta-feira (15), a previsão do tempo indica que o dia será de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva a qualquer hora do dia e que poderão vir acompanhadas de trovoadas com rajadas de vento ocasionais, a partir da tarde.

A capital já está sob alerta de tempestades nesta sexta-feira. O órgão indica a possibilidade de pancadas de chuva de até 30 milímetros com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até as 8h de sábado (16).

Enquanto o “calorão” tomou conta da cidade nessa quinta-feira, que teve máxima de 34ºC, tudo indica que as temperaturas serão mais amenas durante a tarde de hoje. Segundo a Defesa Civil, a temperatura mínima foi de 17,7 °C e a máxima estimada é de 26 °C. A umidade relativa mínima do ar em torno de 45% à tarde.

Como agir durante os vendavais?

 

Para evitar acidentes durante ventanias intensas, a Defesa Civil recomenda uma série de cuidados. Veja abaixo como se proteger:

  • Feche bem janelas e portas, evitando fluxos de ventos no interior de sua casa;
  • Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro de água e gás;
  • Se você estiver em local seguro, permaneça até a diminuição dos ventos;
  • Auxilie crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas a você;
  • Não estacione veículos próximos a árvores, torres de transmissão e placas de segurança;
  • Se você estiver longe de casa e em local aberto, deite-se em uma vala ou depressão do terreno para se proteger;
  • Proteja sua cabeça de objetos que possam cair ou se deslocar em função dos ventos.

 

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    DRINKERIA DE BH TEM O MELHOR ‘RABO DE GALO’ DO BRASIL

    Matéria Anterior

    QUEIJO AZUL, QUILOMBO, GOA: MINAS CONQUISTA 10 MEDALHAS DE OURO EM MUNDIAL DA FRANÇA

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar