0

A Expoita está de volta! A 34ª edição da festa agropecuária mais importante de Itabira e região retorna em 2022 e destaca um cenário favorável para o agronegócio. A exposição será de 17 a 21 de agosto, no Parque de Exposições Virgílio José Gazire. Com palestras gratuitas; torneio leiteiro; exposição de bovinos, equinos e bubalinos; provas de marcha de cavalos da raça mangalarga marchador, leilão e grandes shows de artistas renomados e talentos itabiranos, o evento promete atrações para todos os públicos.

A exposição é a maior do segmento agropecuário na região. A previsão é de que aproximadamente 700 animais, entre bovinos, equinos e búfalos, de raças diversas, circulem pelo parque durante os cinco dias. A exposição também gira a economia do agronegócio, com os leilões realizados durante o evento, além de fomentar o agro, o turismo e o comércio na cidade. Com o intercâmbio de provas e espaço para expositores de Itabira, de Minas Gerais e de outros estados a cidade recebe um grande número de pessoas durante os dias do evento.

A realização da 34ª Expoita é da Prefeitura de Itabira, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). O evento conta ainda com o apoio do Sindicato Rural de Itabira, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG).

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Rupert Barros de Freitas, reforça a necessidade da realização do evento como um grande incentivo e fomento ao setor agropecuário. “A Expoita vem para fortalecer o agronegócio. Durante os dias do evento os produtores e participantes terão a oportunidade de ter contato com diferentes raças de bovinos e equinos. A Secretaria está empenhada em trazer o que há de melhor em tecnologia em gado de corte, leite e equinos de pequenos, médios e grandes produtores”, destaca o secretário.

Além de desenvolver o agronegócio, a Expoita proporciona lazer e entretenimento para a população. A secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Natália Lacerda, pontua que a retomada do evento era um planejamento da atual gestão. “A expectativa do governo é que com o retorno do maior evento do agro, depois de muitos anos sem realização, além de movimentar o setor, potencialize, valorize e incentive outros aspectos da nossa economia. Estamos falando de lazer, turismo e geração de renda”, ressalta a secretária.

Momento importante

Na ansiedade para a Expoita, os produtores rurais de Itabira e região já têm boa notícia para comemorar. Nessa quinta-feira (4), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) conferiu ao Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi), ao qual Itabira faz parte, o título de equivalência ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Na prática, o Mapa atesta que o selo conferido pelo Consmepi aos produtores rurais tem a mesma equivalência que o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), do Governo Federal. Dessa forma, os produtos de origem animal produzidos em Itabira e região, como carnes e derivados, leite e derivados, mel, pescados e ovos, poderão ser comercializados em todo Brasil.

Vice-presidente do Consmepi, o prefeito Marco Antônio Lage participou do lançamento do título de equivalência. Ele recebeu do ministro Marcos Montes a certificação e comemorou a liberação. “Isso abre muitas portas para os produtores da região. Na véspera da Expoita, já chegamos com essa grande notícia. Significa mais oportunidades, mais negócios e expande a possibilidade de diversificação da nossa economia. O agro é um dos pilares do nosso futuro sustentável e para nós essa expansão tem grande significado”, comentou o prefeito.

Grandes shows são destaques na 34ª Expoita

No primeiro dia da exposição, quarta-feira (17), a entrada será gratuita para toda a população e a banda gospel Preto no Branco fará o show de abertura. Na quinta-feira (18), sobem ao palco principal do Parque de Exposições a dupla Teodoro e Sampaio e o cantor Gustavo Mioto. Na sexta-feira (19), é a vez das apresentações da dupla sertaneja Alan e Alex e Michel Teló. Já no sábado (20), a festa será aberta pela dupla Guilherme e Benuto, logo após, grande apresentação dos irmãos, Zezé de Camargo e Luciano. E no domingo (21), o encerramento da 34ª Expoita será com o show de Diego e Victor Hugo. Os artistas locais também irão se apresentar todos os dias do evento. A definição das atrações será divulgada em breve.

Ciclo de palestras

Nos dias 19 e 20 acontece no Parque de Exposição um ciclo de palestras com os seguintes temas:

– Projeto Futura: Sistema salve o bezerro macho leiteiro;

– Sistema 4-4-4: Uso de minerais e proteinados no período seco e nas águas, grandes produções em gado de leite e corte;

– Dieta de alta performance em equinos, auxiliando na prevenção de cólicas;

– Dietas e rações customizadas para otimizar os resultados na pecuária leiteira;

– Sistema semi-intensivo e intensivo na criação de gado de corte;

– Projetos: Mais Carne e Leite e Patrulha Agrícola;

– Presença da mulher na agropecuária.

As datas e horários específicos de cada palestra serão divulgados posteriormente. Acompanhe a programação nas redes sociais da Prefeitura de Itabira.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Valério estreia no Mineiro Segunda Divisão com vitória em Itabira

    Matéria Anterior

    “Temos 16 anos da Lei Maria da Penha, mas ainda não evoluímos o quanto precisamos”, avalia Presidente da OAB

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Agro