Depois de três anos longe dos estádios de futebol, o Valeriodoce Esporte Clube voltou a disputar um torneio oficial, o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão com vitória magra e suada e ainda mais debaixo de um sol escaldante. Venceu o Contagem Esporte Clube por 1 a 0, gol de Romário na etapa complementar.
Veja vídeo da torcida:
Uma notoriedade da partida: foi disputada com portões fechados. A torcida acompanhou do lado de fora e vibrou; o motivo alegado pelo Valério foi o curto tempo para preparação. O VEC não conseguiu completar os itens de segurança exigidos pelo regulamento da Federação Mineira de Futebol. (FMF).
Outra curiosidade: o Valério está sendo representado pelo Varginha Esporte Clube (também VEC), equipe já formada e que acaba de disputar o Módulo 2.
O jogo ocorreu no Centro Esportivo Israel Pinheiro, em Itabira.
PRIMEIRO TEMPO
A partida, iniciada às 10h30 da manhã, teve, na leitura final, um certo equilíbrio das ações. O primeiro tempo foi do Valério, mas o Contagem perdeu uma oportunidade de ouro para sair na frente do placar. Desperdiçou um pênalti no fim do primeiro tempo, quando o cobrador chutou para fora.
Antes do apito final dessa etapa, Vinícius, que estava contundido e pedia para sair, não foi substituído e, curiosamente, acabou sendo expulso de campo por uma falta cometida, o segundo cartão amarelo. No mesmo instante, saiu o gol do Valério, marcado por Romário, de cabeça.
SEGUNDO TEMPO
Esperava-se mais do Valério na etapa complementar. Primeiramente, porque o time do Contagem estava com menos uma peça a partir da expulsão de Vinícius. Depois, a sua supremacia era clara no primeiro tempo. Mas o que aconteceu foi que o Contagem tentou se superar e acabou levando perigos constantes à meta de Mafua.
No final prevaleceu a lógica e o time alviverde segurou o resultado e também levou algum perigo, principalmente com o seu melhor atacante, Marinho.
ESCALAÇÃO
O Valeriodoce entrou em campo com a seguinte formação: Wesley Mafua; Carlinhos, Guilherme (Capitão), Bruno Tofanelli, Marinho, Mansur; Hulk, Porquinho, Luan; Ronaldo e Luiz Eduardo. Técnico: Rodrigo Castilho.
Foram utilizados os reservas: Bruno Guiraldi, Railande, Elivelton, Thiago e Kaique.
ÁRBITROS
Apitou o jogo Thiago Juliano Maia Barbosa; assistente número 1: Ricardo Vieira Rodrigues; assistente número 2: Helder Fonseca Barbosa; quarto árbitro: Christian Robert de Oliveira.
O próximo jogo do Valério será em Montes Claros, dia 13 de agosto, sábado, às 15 horas.
FALA O PRESIDENTE
O presidente do Valeriodoce viu a partida, sozinho, num local da arquibancada vazia. João Mário de Brito disse à reportagem que está orgulhoso da equipe pelo seu alto sentido de competitividade. Destacou, também, a correria de todos em busca do objetivo alcançado neste domingo. Deixou claro, em palavras emocionadas: “Foi difícil colocar o time em campo, mas que fique registrado que entramos na luta para sermos campeões. Contamos com a participação de toda Itabira. Obrigado”.
João Mário adiantou que o próximo jogo do VEC em Itabira será dia 28 de agosto no Israel Pinheiro.
Colaborou: Gilmar Caldeira (Rádio Itabira)
Fotos: Renato Martinho (Rádio Itabira)
Vídeo: Ascom/PMI (Rafael Portilho)
Notícia Seca