0

Moderador – Bom pessoal, então vamos abrir a roda de conversas. Hoje o tema é Inteligência Artificial. Até que ponto vocês acham que a IA vai interferir na fé?
Cristão – Posso falar?
Moderador – Claro.


Cristão – Eu acho que a IA imita Deus. É uma cópia, um simulacro
Ateu – É a primeira vez que ouço falar isso. Achei que imitasse o cérebro humano.
Cristão – Vou te provar que não. Falam muito do CHAT GPT, que você pode perguntar qualquer coisa que ele responde. Eu uso o CHAT GPDEUS há muito tempo. Eu pergunto qualquer coisa e Ele responde. Muito mais eficiente, online 24 horas, de graça, não precisa de data center consumindo nossa água…
Ateu – Isso prova que Deus é um espelho. É você que cria um avatar, um grande irmão, pra ficar invocando e pedindo um monte de coisas.
Cristã – Nossa…que grosseria. Eu hein?
Espirita- Pessoal. Posso dar minha opinião?
Moderador – Claro.
Espírita – A inteligência artificial vai nos ajudar na compreensão do mundo espiritual.
Moderador – Mas como assim?
Espírita – A inteligência artificial vai nos possibilitar visualizar os espíritos, conseguindo equalizar as dimensões. Cientistas desencarnados estão agindo.. Em pouco tempo poderemos gravar os espíritos. As seções espíritas serão como lives.
Umbandista – Me desculpem mas vocês estão muito atrasados. Nos nossos terreiros os espíritos descem e nos informam , profetizam, desvendam segredos há centenas de anos.
Ateu – kkk, Vocês viajam demais. A IA não tem religião. A IA nem acredita em Deus.
Cristão – Como assim não acredita em Deus? Em que você se baseia pra dizer isso?
Ateu – A IA é uma máquina, não tem alma.
Espírita – Uai, Então vamos arrumar uma maneira de colocar alma nela…
Cristão -Se você alimentar a IA com conceitos religiosos, se lhe fornecer uma lógica convincente, ela vai compreender a lógica da vida sagrada e a espiritualidade.
Ateu – E vai acreditar em Deus?
Físico – Posso dar minha opinião?
Moderador – Claro.
Professor de Física – Se você pensar bem existem abstrações do que seja Deus. Há uma corrente que acha que somos poeira das estrelas, que somos partes constituintes da vida, ou seja, de Deus. Como se fossemos átomos de Deus em constante evolução.
Ateu – Por que vocês precisam tanto de Deus? Eu vivo muito bem sem ele…
Muçulmano – Vc não respira, não dá um passo sem a permissão de Alah.
Moderador. Vamos voltar ao tema central?
Muçulmano – Sobre a inteligência artificial, podemos alimentá-la com o alcorão e fazermos uma IA de Alah.
Moderador -Isso me lembra aquela fábula . Dentro de nós há uma batalha constante entre dois lobos: um simboliza as emoções negativas (como raiva, medo e inveja) e o outro as emoções positivas (como amor, esperança e coragem).O lobo vencedor é aquele que você alimenta e escolhe nutrir diariamente, através das suas escolhas, pensamentos e ações.
Ateu – Pois eu já conto com a Inteligência Artificial pra acabar com as religiões. A gente se ater mais à realidade, com mais humanidade, menos romantismo religioso, menos culpas, mais proveito.
Ambientalista – Mais proveito, como assim? Eu não gosto de ateu por causa disso. Não tem amor à vida. Só pensa na humanidade, como se o ser humano fosse dono de tudo.
Cristão – e não é dono de nada. Tudo transitório. Todas as vidas importam pra Deus.
Ufólogo – Até dos extraterrestres? Vc já pensou que existem trilhões de planetas? Já imaginou quantas vidas? Pergunte isso pro Chatgpt pra você ver…
Ateu – Em ET eu até posso acreditar…mas esse deus barbudo e autoritário seus, nem pensar.
Cristão – Eu tenho pena de você.
Moderador – Pessoal, precisamos encerrar o podcast. Tempo esgotado. Mas pra fechar eu gostaria de ouvir a opinião do filósofo, que tá ali caladinho…
– Filósofo – Sei que nada sei…

Marcos Martino
Marcos Martino é alvinopolitano, compositor, cantor, produtor musical, articulista, ex-assessor de Comunicação da Prefeitura e ex-presidente da Casa da Cultura de João Monlevade.

    ERA UMA VEZ EM SANTO ANTÔNIO DO RIO ABAIXO (1)

    Matéria Anterior
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Colunas