Hoje é 15 de julho de 1948. Está errado o ano? Sim e não. Para o casal Eny Figueiredo de Alvarenga e Colombo Portocarrero de Alvarenga está certíssimo, considerando que nesse dia, numa quinta-feira, Colombo e Eny, duas lendas vivas itabiranas, já estavam e continuam envolvidos num entendimento de paz e amor. Se acrescentarmos que o ano é 2024, estamos numa segunda feira. E tudo permanece no mesmo estilo.
Ano passado houve a comemoração de “bodas de diamante”, decorrido um ano a mais, o símbolo é super valioso, acima de um belo cristal, sinônimo de durabilidade e constância.

Terezinha Bethônico (sobrinha do casal), Dr. Colombo, Eny e José Sana
HÁ 76 ANOS
O transcurso de quase oito dezenas de anos se deu na mais completa paz, significado de trabalho do médico, fazendeiro, professor, filósofo e poeta Colombo Portocarrero de Alvarenga. E da enfermeira, radiologista, controladora de finanças e humanista Eny Figueiredo de Alvarenga.
O casamento estava marcado. Horas antes, como diz o noivo de antigamente, “ligaram um ventilador na farofa”. Quer dizer, um recado nestes termos: “Casamento somente depois de confessar e contar os pecados”.
A resposta foi no mesmo tom: “Então, não teremos casamento religioso; civil se os pais da noiva aceitarem”. Enquanto isso, chega outro recado enviado pelo reverendíssimo Padre José Lopes, o conhecidíssimo Zé Lopão.O Padre Lopão “sapecou” a cerimônia sem mais conversa.
Na residência dos sogros Isabel e Nelson Figueiredo, na Rua Guarda-Mor Custódio, esquina com dos Operários, todos vestidos a caráter, como se fosse na igreja, Lopão deu sua bênção e liberou o belo casal, que seguiu para Sabará, onde se cumpriu uma lua de mel de dois dias e meio.

Álvaro, Haydée (pais de Dr. Colombo); Colombo e Eny; Isabel e Nelson (pais de Eny)
A felicidade continua e mostra a sua cara na solidariedade de amos com tudo: saúde, beleza e afinidade. Além de amor ao próximo. Quem ama esse casal está lendo o livro que sintetiza, em parte, a vida de ambos: “DOUTOR COLOMGO – vida saudável em um centenário exemplar”, Lançado no dia da comemoração dos 103 anos de Colombo, o livro pode ser encontrado no Clube de Leitura, no térreo do Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade.
José Sana
Em 17/07/2024
Fotos: Álbum de Família e Jéssica Rosa de Lima
Parabéns