1

Hoje é 15 de julho de 1948. Está errado o ano? Sim e não. Para o casal Eny Figueiredo de Alvarenga e Colombo Portocarrero de Alvarenga está certíssimo, considerando que nesse dia, numa quinta-feira, Colombo e Eny, duas lendas vivas itabiranas, já estavam e continuam envolvidos num entendimento de paz e amor. Se acrescentarmos que o ano é 2024, estamos numa segunda feira. E tudo permanece no mesmo estilo.

Ano passado houve a comemoração de “bodas de diamante”, decorrido  um ano a mais, o símbolo é super  valioso, acima de um belo cristal, sinônimo de durabilidade e constância.

Terezinha Bethônico (sobrinha do casal), Dr. Colombo, Eny e José Sana

HÁ 76 ANOS

O transcurso de quase oito dezenas de anos se deu na mais completa paz, significado de trabalho do médico, fazendeiro, professor, filósofo e poeta Colombo Portocarrero de Alvarenga. E da enfermeira, radiologista, controladora de finanças e humanista Eny Figueiredo de Alvarenga.

O casamento estava marcado. Horas antes, como diz o noivo de antigamente, “ligaram um ventilador na farofa”. Quer dizer, um recado nestes termos: “Casamento somente depois de confessar e contar os pecados”.

A resposta foi no mesmo tom: “Então, não teremos casamento religioso; civil se os pais da noiva aceitarem”. Enquanto isso, chega outro recado enviado pelo reverendíssimo Padre José Lopes, o conhecidíssimo Zé Lopão.O Padre Lopão “sapecou” a cerimônia sem mais conversa.

Na residência dos sogros Isabel e Nelson Figueiredo, na Rua Guarda-Mor Custódio, esquina com dos Operários, todos vestidos a caráter, como se fosse na igreja, Lopão deu sua bênção e liberou o belo casal, que seguiu para Sabará, onde se cumpriu uma lua de mel de dois dias e meio.

Álvaro, Haydée (pais de Dr. Colombo); Colombo e Eny; Isabel e Nelson (pais de Eny)

A felicidade continua e mostra a sua cara na  solidariedade de amos com tudo: saúde, beleza e afinidade. Além de amor ao próximo. Quem ama esse casal está lendo o livro que sintetiza, em parte, a vida de ambos: “DOUTOR COLOMGO – vida saudável em um centenário exemplar”, Lançado no dia da comemoração dos 103 anos de Colombo, o livro pode ser encontrado no Clube de Leitura, no térreo do Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade.

 

José Sana

Em 17/07/2024

Fotos: Álbum de Família e Jéssica Rosa de Lima

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    Sindicato Metabase homenageia Dr. Colombo

    Matéria Anterior

    BASTIDORES DO LIVRO “DOUTOR COLOMBO” (2)

    Matéria Seguinte
    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    1 Comentário
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Dra. Vanessa
    Dra. Vanessa
    9 months ago

    Parabéns

    Você também pode gostar

    Mais em Especial