As obras de reforma da Concha Acústica, no Pico do Amor, um dos pontos turístico-culturais da cidade, está com diversas partes danificadas devido a ações de vandalismo e, logicamente, falta de vigilantes para protegê-la.
O prefeito Marco Antônio Lage resolveu reformar o complexo e, com certeza, chegará à outra parte do Centro Experimental de Educação Ambiental, também da iniciativa de João Izael.
CONCHAS ACÚSTICAS
Imaginam os que gostam de cultura e entendem dela que, talvez, os usuários não tenham entendido o que é o espaço. Conchas acústicas são elementos icônicos em alguns espaços públicos do Brasil e do mundo. Sua forma chama a atenção pela funcionamento altamente interessante. Inspirando-se no desenho do ouvido humano, as ondas sonoras produzidas dentro delas são organizadas através de sua forma.
OBRAS INICIADAS
De acordo com Rodrigo Carmona, secretário municipal interino de Obras, serão executadas reforma geral dos banheiros, lanchonete, camarins e anfiteatro, contemplando a limpeza e impermeabilização das lajes, troca da rede elétrica, pintura e a implantação de lâmpadas de LED na iluminação. Além disso, os bancos também serão recuperados. “E para impedir os estragos por vandalismo, instalaremos barreiras mais resistentes nas janelas e entradas da lanchonete e do camarim”, explicou. Ainda segundo o secretário interino, será feita adequação de acessibilidade na entrada do Memorial Carlos Drummond de Andrade.
A ordem de serviço foi assinada no início da semana pelo prefeito Marco Antônio Lage. Ele acompanhou o início dos trabalhos e afirmou que a reforma na Concha Acústica vai garantir que o equipamento siga como protagonista na cena cultural de Itabira. “A Concha é o templo da cultura da nossa cidade, um espaço que nos orgulha e estava, como tantos outros, abandonado, foi vandalizado e, agora, precisa de uma reforma geral”, justificou o prefeito Marco Antônio.
Segundo planejamento da Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Trânsito (SMOTT), as obras na Concha Acústica serão concluídas em até 60 dias e, já no fim deste ano, voltará a receber shows e eventos importantes, conforme anunciado pelo prefeito Marco Antônio.
JOÃO IZAEL
Em 26 de julho de 2009, há, portanto, 13 anos, a Prefeitura de Itabira e a Vale entregaram à comunidade uma das mais importantes obras ligadas à cultura já construídas na cidade: a Concha Acústica Norberto Martins. A sua construção representou a primeira parte da obra do Parque Municipal do Intelecto.
Além das autoridades presentes — prefeito João Izael Querino Coelho, vice-prefeito Roberto Ferreira Chaves, Rodrigo Chaves, gerente-geral da Vale em Itabira, vereador Ilton Magalhães, representando a Câmara Municipal — vale destacar a participação de grupos folclóricos (marujadas, dançarinos, bandas de música). O ambiente também se tornou prestigiado por poetas, escritores, artesãos e representantes da comunidade organizada.
Houve shows diversos e apresentação de Renato Teixeira e Zé Geraldo.
Notícia Seca
Fotos: Coordenadoria de Comunicação Social PMI/Arquivo NS