* Colombo Portocarrero de Alvarenga nasceu em 17 de junho de 1921, em Santa Maria de Itabira, onde morou até os três anos de idade. Filho de Haydée de Alvarenga (Dedê) e Álvaro de Alvarenga.
* Ao nascer, encontrou 11 irmãos vivendo em casa os seguintes irmãos: Oswaldo, Mauro, Alaíde, Álvaro Filho (Alvito), Dinorah, Dalvo, Acrísio, Haydée (Didi), Roger, Yara e Mozart. Portanto, Colombo é o caçula. Na fazenda teve dois incidentes com ele e um com Roger, este escapou de um gravíssimo.
* Aos três anos de idade, foi morar na Fazenda Morro Escuro, município santa-mariense, localizada a sete quilômetros da então vila, emancipada em 1943, quando Itabira teve o nome mudado para Presidente Vargas.
* Colombo, enfim, mudou-se para Itabira aos quatro/cinco anos. Estudou em casa, com a mãe, aos sete anos no Grupo Escolar Coronel José Batista. Aos 12 anos, em companhia dos irmãos Roger e Mozart, foi morar e estudar em Peçanha, levado pelo irmão Oswaldo, que tomou posse como juiz de Direito na cidade.
* Colombo retornou, com Mozart a Itabira, onde terminou o curso fundamental no Ginásio Sul-Americano. Fez o Científico no Colégio Mineiro, depois o vestibular para medicina na Universidade equivalente à UFMG..
* Convocado para a Segunda Guerra Mundial e elevado à faixa de Segundo Tenente da Reserva, permaneceu durante três meses aguardando embarque para a Europa. Mas a guerra terminou, então retornou a Belo Horizonte, onde terminou o curso de medicina.
* Noivo depressa (sem pressa) mas já namorado de Eny Figueiredo, casou-se logo. Adivinhem quem pediu casamento em seu nome?
* Casado, não tem filhos, você vai saber o porquê. Ama seus 58 sobrinhos e mais 12 de sua esposa Eny. Ele conta a história de muitos que deram a cara enquanto ele dava andamento à sua biografia.
* Uma mulher lhe deu uma casa, outra lavou seus pés. Já fez parto na porta de sua casa, nas roças e não sabe se quantos foram. Fez até parto imaginário ou psicológico.
* Jogou futebol, nadou e fez o que ama: junto da esposa Eny criaram o grupo que fez sucesso durante mais de 40 anos, as “Coroas do Voleibol”, composto só de mulheres casadas e dois homens (ele e Joel, este falecido recentemente).
* Sua memória? É tudo o que este livro pôde existir, tudo o que ele conta de cor e salteado. Ele com 103 anos e Eny com 99, são exemplos mais claros de que o esquecimento faz parte da preguiça humana e talvez não de uma doença chamada Alzheimer (quem assume essa declaração sou eu, que falei com ele durante mais de cem vezes, com 75 gravações de uma hora e meia cada vez.
* Colombo já foi e é médico, professor, fazendeiro, tenente, patrono da Associação Médica de Itabira, poeta, filósofo e continua sendo especialista em medicina.
* Está aí uma pequena resenha com a minha conclusão: foi o maior e melhor curso superior que fiz em minha vida até o presente instante.
José Sana
Em 5 de junho de 2024
Fotos: DeFato Online e Agnaldo Vieira Gomes
P.S.: O livro DOUTOR COLOMBO – vida saudável num centenário exemplar tem como patrocinador o Grupo DeFato e autor este que vos comunica.