0

* Colombo Portocarrero de Alvarenga nasceu em 17 de junho de 1921, em Santa Maria de Itabira, onde morou até os três anos de idade. Filho de Haydée de Alvarenga (Dedê) e Álvaro de Alvarenga.

* Ao nascer, encontrou 11 irmãos vivendo em casa os seguintes irmãos: Oswaldo, Mauro, Alaíde, Álvaro Filho (Alvito), Dinorah, Dalvo, Acrísio, Haydée (Didi), Roger, Yara e Mozart. Portanto, Colombo é o caçula. Na fazenda teve dois incidentes com ele e um com Roger, este escapou de um gravíssimo.

* Aos três anos de idade, foi morar na Fazenda Morro Escuro, município santa-mariense, localizada a sete quilômetros da então vila, emancipada em 1943, quando Itabira teve o nome mudado para Presidente Vargas.

* Colombo, enfim, mudou-se para Itabira aos quatro/cinco anos. Estudou em casa, com a mãe, aos sete anos no Grupo Escolar Coronel José Batista. Aos 12 anos, em companhia dos irmãos Roger e Mozart, foi morar e estudar em Peçanha, levado pelo irmão Oswaldo, que tomou posse como juiz de Direito na cidade.

* Colombo retornou, com Mozart a Itabira, onde terminou o curso fundamental no Ginásio Sul-Americano. Fez o Científico no Colégio Mineiro, depois o vestibular para medicina na Universidade equivalente à UFMG..

* Convocado para a Segunda Guerra Mundial e elevado à faixa de Segundo Tenente da Reserva, permaneceu durante três meses aguardando embarque para a Europa. Mas a guerra terminou, então retornou a Belo Horizonte, onde terminou o curso de medicina.

* Noivo depressa (sem pressa) mas já namorado de Eny Figueiredo, casou-se logo. Adivinhem quem pediu casamento em seu nome?

* Casado, não tem filhos, você vai saber o porquê. Ama seus 58 sobrinhos e mais 12 de sua esposa Eny. Ele conta a história de muitos que deram a cara enquanto ele dava andamento à sua biografia.

* Uma mulher lhe deu uma casa, outra lavou seus pés. Já fez parto na porta de sua casa, nas roças e não sabe se quantos foram. Fez até parto imaginário ou psicológico.

* Jogou futebol, nadou e fez o que ama: junto da esposa Eny criaram o grupo que fez sucesso durante mais de 40 anos, as “Coroas do Voleibol”, composto só de mulheres casadas e dois homens (ele e Joel, este falecido recentemente).

* Sua memória? É tudo o que este livro pôde existir, tudo o que ele conta de cor e salteado. Ele com 103 anos e Eny com 99, são exemplos mais claros de que o esquecimento faz parte da preguiça humana e talvez não de uma doença chamada Alzheimer (quem assume essa declaração sou eu, que falei com ele durante mais de cem vezes, com 75 gravações de uma hora e meia cada vez.

* Colombo já foi e é médico, professor, fazendeiro, tenente, patrono da Associação Médica de Itabira, poeta, filósofo e continua sendo especialista em medicina.

* Está aí uma pequena resenha com a minha conclusão: foi o maior e melhor curso superior que fiz em minha vida até o presente instante.

José Sana

Em 5 de junho de 2024

Fotos: DeFato Online e Agnaldo Vieira Gomes

 

P.S.: O livro DOUTOR COLOMBO – vida saudável num centenário exemplar tem como patrocinador o Grupo DeFato e autor este que vos comunica.

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    UM NOBEL PARA COLOMBO

    Matéria Anterior

    MUDANÇA DE UNIFORME PROVOCA POLÊMICA EM  ITABIRA

    Matéria Seguinte
    5 1 vote
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    0 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments

    Você também pode gostar

    Mais em Especial