Leia a seguir, quem for adepto do progresso e do desenvolvimento, as notícias sobre o novo mercado que vem aí — ou já está aí — de carros elétricos. Nova Lima, aqui bem ao lado de Itabira, saiu na frente. Se Nova Lima traz, por que Itabira pelo menos não tenta?
NOVA LIMA
A Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte-MG, assinou um plano de intenção junto à montadora argentina Bravo Motor para instalação de uma fábrica de carros elétricos e baterias no município. A empreitada deve gerar cerca de 10 mil empregos no estado sob o investimento de R$ 25 bilhões.
O prefeito da cidade, João Marcelo Dieguez Pereira, afirmou à CNN que a parceria representa um marco na história do estado e envolve um pacote tributário que “passa pela isenção do IPTU nas fases de construção, implantação e ramp-up e isenção de ITBI. Além disso o ISS será de 0% a 5% por dez anos”.
Dieguez também acrescenta que existe uma proposta de isenção do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para incentivar a venda de veículos elétricos no município. “Em cerca de cinco anos nós vamos ter carros elétricos automatizados aqui”, estima. Ainda segundo ele, “a expectativa é de que de 10% a 13% das baterias elétricas do planeta sejam produzidas em Nova Lima”,
O início das obras do novo parque industrial está previsto para o quarto trimestre de 2021, enquanto o começo da produção deve ocorrer a partir do primeiro trimestre de 2023.
BRASIL
Uma projeção da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) aponta que o Brasil terá 28 mil carros, motos e caminhões elétricos até o fim de 2021. A previsão vem após esse segmento do mercado automotivo apresentar o melhor quadrimestre desde o início da série histórica, com início há quase dez anos.
Foram 7.290 veículos elétricos emplacados até abril, um aumento de quase 30% comparado com o mesmo período de 2020, podendo chegar, ao fim do ano, a 28 mil novos automóveis elétricos.Os modelos não poluem, são mais silenciosos e têm manutenção mais barata do que veículos convencionais, ainda que o custo inicial seja bem mais alto.
NOTA DA REDAÇÃO
Alguém pode dizer: “Mas Nova Lima, ali pertinho, já foi na frente!” É verdade, foi na frente, mas a tendência do mercado é esta aí: carros elétricos. Ficar esperando a procissão passar, sem tirar o chapéu, Itabira não pode.
Esperamos que Itabira tenha seus gestores, que precisam sair à procura de investimentos e que esses sejam para resolver de vez a questão itabirana, muito desafiadora: pouco tempo para pensar, mas as horas estão correndo. Não podem passar à mercê de nossa esperança apenas. Ao trabalho já!
Com: Nathallia Fonseca e Tiago Américo, da CNN, em São Paulo
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