3
* Colombo Portocarrero de Alvarenga está hoje (12 de junho de 2024) muito ansioso com o que ocorrerá no lançamento do livro “DOUTOR COLOMBO — vida saudável num centenário exemplar”. Pede que não lhe façam uma festa, mas uma enrega de livros na maior simplicidade.
* Ao lado de Eny Figueiredo de Alvarenga, desde 1948, completarão ambos, em 15 de julho próximo, 76 anos de vida conjugal. Ele com 103 e ela 99 anos de idade.
* Temas que idosos sempre evitam discutir, ele prefere: “Não tenho medo da morte, já me preparei para isso; quando tinha 82 anos tive câncer e entupimento quase total das veias; acertei minhas contas e esperei durante dois anos e, depois, o que deu foi o seguinte: sumiram câncer e as veias se abriram”.
* Casei-me com Eny não só por causa de seus olhos azuis e seu sorriso brilhante. Busquei-a numa família que considero perfeita, sem defeitos, uma beleza de gente”.
* Ele não toca no assunto diretamente “Alzheimer”. Mas, entando eu, na minha mais humilde análise que a sua receita contra o mal é a mais perfeita que existe. Posso até discutir com entendidos a sequência de suas revelações. Ele só diz que não tem cura. Médico ético no sentido mais significativo da palavra.
* Se não acreditarem que ele tem, guardada na sua humildade, a rceita para prevenir o Mal de Alzheimer, se for mesmo um cético, pelo menos vai poder apreciar uma maneira de viver condinzente com todas as gerações por ele vividas. Seriam, no meu entender, sete os tempos mutantes.
* Por ser o mais novo dos filhos de Álvaro e Haydée, ele presenciou todas as mortes na família, de pais,  irmãos, cunhados e pessoas queridas.
* Considerando o estágio em que estava a medicina antigamente, o que mais se fez foram partos. Ele não anotou e não sabe quantos acompanhouno na vida, mas qualquer um se disser mil, ele não diz sim, nem diz não.
* Perguntas que amigos e até parentes dele podem fazer e que estão inseridas no livro:
— Como foi o nascimento de Colombo?
‘— Houve incidentes com ele e irmãos na fazenda em que morou?
— Colomgo era tenente do Exército e foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. O que teria impedida a sua ida?
— Como foi e onde ocorreu o casamento de Colombo?
— Você sabe o desenrolar e os defechos do namoro, noivado e casamento de Colombo?
—  Onde foi e como foi a lua de mel de Colombo e Eny?
—  Onde ocorreu a lua de mel e quantos dias eles tiveram para esse encontro de amor mesmo?
—  Ontem disse que ele ganhou uma casa em pagamento a serviços prestados. Como foi essa história?
— Colombo não tem medo de morrer. Como ele explica isso e qual ameaça de morte ele sofreu.
— Lembre-se: dia 17 de junho, daqui a cinco dias, Colombo completará 103 anos. A comemoração será no Clube da Leitura, Centro Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Itabira. Ele conta com a presença de todos.
Obrigado por ele.
José Sana
Em 12/06/2024
Foto Álbum familiar

Seja o que for, é um oferecimento do Grupo DeFato, que deixei como marca em minha vida e que vai ficar sempre para a história de Itabira, muitas vezes desrespeitada, mas que aí está para julgamento, sem medo e sem rancor, com muito amor.

Colombo, como prefere ser chamado, sem o Doutor e Senhor, que ainda faz consultas de amigos queridos, dá aulas sobre História Geral e do Brasil ao abordar temas que envolvem de Itabira a Roma, ou melhor, ao mundo todo.

Que seja amado para sempre, esse jovem de 103 anos de idade, ao lado de sua esposa Eny, outra heroína que homenageamos.

Vamos respeitar e contribuir para que a retribuição a ele e à sua esposa seja marcante.José Sana

10/06/2024

Fotos: Agnaldo Vieira Gomes

NS
José Sana, jornalista, historiador, graduado em Letras, nasceu em São Sebastião do Rio Preto, reside em Itabira desde 1966.

    UM PREITO AO MARCOS

    Matéria Anterior

    DEFATO LANÇA LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DE DOUTOR COLOMBO

    Matéria Seguinte
    5 2 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notify of
    guest
    3 Comentários
    Oldest
    Newest Most Voted
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Mary Sana
    Mary Sana
    9 months ago

    Estou curiosíssima para ler esse livro!
    Gosto de histórias reais de pessoas que mostram força, inteligência, interesse pelo bem comum e têm humildade, marca registrada de inteligências diferenciadas.
    Esse livro promete ajudar inúmeras pessoas!

    Isabela
    Isabela
    9 months ago

    Curiosa para ler o livro. Todas as homenagens muito merecidas, porém achei essa reportagem sem pé nem cabeça, confusa e de difícil compreensão.

    Last edited 9 months ago by Isabela

    Você também pode gostar

    Mais em Especial