Faltam oito dias para o aniversário de Dr. Colombo cuja notoriedade lhe faz dar nome ao ano de 2021, ao lado do bispo diocesano Dom Mário Teixeira Gurgel (este in memoriam).
Para que o leitor-internauta se identifique mais com o personagem que faz aniversário este mês, foram compiladas frases ditas por ele, desde 1997, as quais marcam a sua personalidade. Vamos etapa por etapa, ou partes por partes de cada tema. Neste capítulo ele fala política itabirana e nacional.
POLÍTICA LOCAL
— “Desilusão total com a política por estas bandas. Fui eleito vereador em Itabira, de 1958 a 1962”.
— “A decepção ficou por conta de sermos oposição à antiga Companhia Vale do Rio Doce. Elegemos Daniel de Grisolia prefeito. Meu partido, a União Democrática Nacional (UDN) aderiu á empresa e aí me desinteressei definitivamente pela política local”.
— “Não quis ser prefeito de Itabira também como sequência à minha desilusão com a política local”.
— “Virgílio Gazire falava que todos os candidatos a prefeito de Itabira precisavam passar por meu aceite. Era uma maneira que ele encontrava de ser simpático a mim, como o era a muita gente”.
— “Confio muito no novo prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, fizemos questão de sair de casa e votar nele”.
POLÍTICA NACIONAL
— “Getúlio Vargas era um nazista declarado e mudou de posição depois que os EUA entraram na Segunda Guerra, fato pitoresco que hoje seria um escândalo. Os combatentes brasileiros seguiam para ajudar a Alemanha e, no percurso, houve a ordem getulista para mudarem de lado. Eles não tinham culpa, eram obrigados a obedecer. E Getúlio acabou ficando do lado certo com o desvio de rota”.
— “Tenho muitas recordações da política porque houve muita perseguição na Ditadura Vargas. Mas tratávamos tudo com humor. Getúlio tomou o poder no Catete, aqui em Itabira fizemos um “baile de despedida da liberdade”. Foi nosso último dia livre. Depois veio chumbo grosso”.
— “A Ditadura Vargas (1930-1945) foi infinitamente mais violenta que a Ditadura Militar (1964 a 1985). Incomparável, apesar de que ditadura nenhuma é boa para ninguém. Mas sofremos muito com o Getúlio no poder, mesmo sendo por menos tempo que a outra”.
Notícia Seca
Fotos: Arquivo